Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

De 350.000 euros a 5,5 milhões: Banksy pinta a fachada de uma casa e dispara o valor 17 vezes

Aparecimento da obra do misterioso artista de rua paralisou a venda. Proprietária pode vir a ganhar muito mais com o negócio.

Banksy/ Aachoo!! 
Banksy/ Aachoo!! 
Autor: Redação

A venda de uma casa paralisada pela arte de rua. Aileen Makin, 57 anos, estava prestes a vender a sua casa em Bristol, Reino Unido, por um preço de cerca de 300.000 libras (pouco mais de 350.000 euros). Mas esta proprietária decidiu suspender a venda do imóvel porque pode vir a ganhar 17 vezes mais com o negócio, isto é, mais de 5 milhões de libras, cerca de 5,5 milhões de euros. O motivo? Uma pintura numa das paredes da casa da autoria do polémico artista Banksy.

Makin tinha planeado assinar os papéis de venda esta semana, mas o aparecimento da obra do misterioso artista de rua, batizada como “Aachoo!!” (pela onomatopeia do espirro) e que representa uma senhor mais velha a espirrar, parou tudo.

Os especialistas acreditam que a obra, que o próprio Banksy reivindicou na sua conta do Instagram, tem uma particularidade que a torna mais valiosa: o prédio está localizado numa rua inclinada, então quando visto de um determinado ângulo, parece que o espirro da figura inclinou os edifícios próximos.

Aileen Makin explicou ao Daily Mail que pretende falar com uma empresa de segurança sobre a melhor maneira de proteger o trabalho; enquanto isso, colocaram um acrílico para protegê-lo dos vândalos.

A verdade é que outras obras de Banksy foram vandalizadas no passado, mas existem questões legais para determinar se há crime envolvido, até porque, tecnicamente, as pinturas de Banksy são vandalismo.