Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Viver em casas partilhadas: como dividir espaços e criar mais privacidade

Mais do que nunca, a pandemia e o (necessário) confinamento ensinaram-nos a valorizar a privacidade e como ela pode ser tão importante.

Photo by Croissant on Unsplash
Photo by Croissant on Unsplash
Autor: Redação

Viver numa casa partilhada é um verdadeiro desafio, seja com familiares, amigos ou colegas de quarto. Mais do que nunca, a pandemia e o (necessário) confinamento ensinaram-nos a valorizar a privacidade e como ela pode ser tão importante, especialmente numa altrua em que as casas se transformaram em escritórios, ginásios, escolas, zonas de entretenimento ou até restaurantes. Mas a verdade é que existem alguns truques que podem ajudar dividir a casa e criar pequenos recantos privados para que cada um possa desfrutar do seu tempo, em silêncio.

Como a ajuda de designers de interiores, o Apartment Therapy reuniu um conjunto de ideias dedicadas a quem vive em casas partilhadas, e de que forma se pode conseguir mais alguma privacidade. Deixamos-te algumas delas.

Usar estantes para dividir espaços

Quem estiver num estúdio ou open space, mas também numa sala de estar, pode utilizar uma estante para dividir o espaço e criar uma área mais privativa. Também pode ser uma boa solução quem partilha o mesmo quarto, por exemplo. As estantes funcionam como “paredes”, ao mesmo tempo que pode servir para guardar acessórios e livros.

Photo by Pickawood on Unsplash
Photo by Pickawood on Unsplash

Criar um recanto ao ar livre

Um espaço ao ar livre é perfeito para desfrutar de um tempo sozinho. Bastará combinar um sofá confortável e uma mesa e voilá: um espaço exterior privado onde poderás trabalhar ou relaxar.

Photo by Amer Mughawish on Unsplash
Photo by Amer Mughawish on Unsplash

Criar um espaço de relaxamento em casa

Também é possível criar um recanto dentro de casa. Um espaço para descansar, ouvir música ou ler um livro, garantindo que todos respeitam as regras de privacidade do outro.

Photo by Minh Pham on Unsplash
Photo by Minh Pham on Unsplash

Um espaço de trabalho próprio

Uma dica fundamental seja para famílias, seja para quem divide a casa com colegas de quarto. É muito importante que todos criem os seus espaços de trabalho – e hoje em dia há uma série de ideias incríveis para tornar estes espaços bonitos.

Photo by Kari Shea on Unsplash
Photo by Kari Shea on Unsplash

Criar um home office dentro do quarto

Uma dica para quem divide a casa com amigos ou desconhecidos e prefere trabalhar no quarto. Basta ter uma mesa e uma cadeira e ajustar a disposição dos móveis.

Photo by Gabriel Beaudry on Unsplash
Photo by Gabriel Beaudry on Unsplash

Cortinas ou biombos

Outras soluções para criar divisões em open spaces são os biombos ou cortinados. Uma forma simples e prática de criar áreas privadas.  

Photo by Hutomo Abrianto on Unsplash
Photo by Hutomo Abrianto on Unsplash