Arrendar casa para viver sozinho

Viver sozinho? Arrendar um estúdio custa o dobro de um quarto

Quem vai viver sozinho tem uma primeira preocupação central: conseguir um espaço para viver a um preço compatível com o seu rendimento. Mas o acesso à habitação é uma tarefa cada vez mais difícil sobretudo nos grandes centros urbanos, seja para quem passe por um divórcio ou separação, seja para os estudantes e profissionais deslocados. Muitos enfrentam um dilema na hora de escolher uma casa para habitar: arrendar um estúdio para morar sozinho ou optar por arrendar um quarto numa casa partilhada? As diferenças económicas entre os dois são expressivas, uma vez que a privacidade de um estúdio acaba por sair duas vezes mais cara do que arrendar um quarto, mostram os dados mais recentes do idealista.
Arrendar casa sozinho

Viver sozinho: arrendar um estúdio custa o dobro de um quarto

O mercado de arrendamento é para muitos o que mais se adequa hoje em dia. Por circunstâncias pessoais ou devido aos novos modos de vida, mais dinâmicos e flexíveis, onde muitas vezes há mobilidade profissional e familiar. E na hora de procurar uma casa para morar sozinho há que orientar as escolhas consoante o orçamento, que está mais apertado dada a alta inflação que se faz sentir em Portugal. Entre as opções em cima da mesa poderá estar arrendar um estúdio ou arrendar um quarto numa casa partilhada. Mas a diferença de preços entre os dois pode ser significativa para algumas carteiras, sendo que ​​a privacidade de um estúdio acaba por sair duas vezes mais cara, mostra um estudo do idealista.
Decorar casa para arrendar

Como decorar uma casa para arrendar mais rápido

A decoração faz toda a diferença na hora de arrendar uma casa. E pode mesmo ser determinante na rapidez (ou não) deste processo. Um imóvel arrumado, bem decorado e com personalidade vai sempre destacar-se no mercado.
Quartos para estudantes: 5 dicas de decoração infalíveis

Quartos para estudantes: 5 dicas de decoração infalíveis

Setembro é sinónimo de regresso às aulas. Para alguns estudantes, é hora de rumar a outras paragens para frequentar a universidade. Este ano, e dos mais de 64 mil candidatos ao Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, cerca de 49 mil foram já colocados na primeira fase.
Quartos para arrendar: oferta dispara 89% durante a pandemia

Quartos para arrendar: oferta dispara 89% durante a pandemia

A oferta de quartos para arrendar em casa partilhada disparou 89% em março de 2021 face ao mesmo mês do ano passado, um período marcado pela pandemia da Covid-19, segundo um estudo publicado pelo idealista, o marketplace imobiliário de Portugal.O Porto é a cidade onde mais cresce a oferta de quartos
Quartos para arrendar em Portugal: oferta sobe 22% com a Covid-19 e triplica no Porto

Quartos para arrendar em Portugal: oferta sobe 22% com a Covid-19 e triplica no Porto

A oferta de quartos para arrendar em Portugal aumentou à boleia da Covid-19. Segundo dados do idealista, o número de quartos disponíveis para viver em casas partilhadas em novembro é quase 22% superior face ao registado no final do primeiro trimestre do ano, embora a evolução não tenha sido homogénea em todo o território nacional, tal como mostra esta análise. No Porto a oferta triplicou, numa variação de quase 200%, mas se rumarmos ao Alentejo, até Beja, encontramos um cenário bem diferente: nenhum registo de anúncios em novembro.
Viver em quartos partilhados: o que se pode fazer no espaço sem chatear o senhorio

Viver em quartos partilhados: o que se pode fazer no espaço sem chatear o senhorio

Viver numa casa partilhada evita muitas preocupações e outras despesas que acabam por estar cobertas pelo contrato de arrendamento. Ainda assim, é certo que arrendar um quarto e dividir uma casa é bem diferente do que arrendar um apartamento inteiro. Coloca-se, por exemplo, a questão das alterações. Há mudanças que podem realmente fazer-se, sem entrar em conflito com o proprietário, e outras que devem ser evitadas. Seja qual for o caso, deverás sempre informar o senhorio daquilo que pretendes fazer.

Truques para decorar quartos em casas partilhadas

Quando não há outra opção a não ser partilhar o espaço com outras pessoas, é importante tirar o máximo proveito do que temos, para que a casa não fique caótica e desorganizada. E claro, sempre respeitando o senhorio, e os limites do que se pode ou não pode fazer.