
O estúdio de arquitetura Arquima projetou uma das casas pré-fabricadas mais sustentáveis da Europa. Localizada em Sant Andreu de la Barca, possui dupla certificação em sustentabilidade e eficiência energética: certificação Passivhaus Premium (Passivhaus Institut) e "5 hojas VERDE" (Green Building Council Espanha).
Trata-se de uma casa diferente porque leva as sensações ao limite: nas suas quatro paredes o ruído dos carros é impercetível, não há correntes de ar e a temperatura não varia de uma divisão para a outra. Uma casa com uma temperatura interna constante entre 22 e 24 graus na qual reina sempre o silêncio e na qual nem sequer se ouve o barulho da chuva.
A casa tem 312 m2 distribuídos por dois pisos. Possui 4 quartos e três casas de banho e destaca-se por ter sido construída com módulos pré-fabricados, em madeira e com o padrão passivhaus, que permite um consumo de energia quase nulo.
A exigência energética desta casa para aquecimento e arrefecimento é de 10 kWh/m2. Segundo José Antonio González, fundador e CEO da ARQUIMA, “isso traduz-se numa economia de energia de mais de 90% em relação às casas construídas de acordo com o Código Técnico de Edificações (CTE) de 2006 e cerca de 50% com a atualização do CTE que entrou em vigor a 1º de janeiro”.
Segundo a empresa, graças aos painéis pré-fabricados de madeira, eles conseguiram montar a casa em dois dias. Além disso, possui sistema de automação residencial e sistema de ventilação mecânica dual-flow com recuperação de calor, típico do padrão passivhaus.
Para a construção da estrutura, utilizou-se abeto resistente da classe C24 com humidade inferior a 15%, enquanto nas fachadas e exteriores a empresa optou pela madeira Douglas, que confere uma durabilidade totalmente natural e não necessita de manutenção. Além disso, a fachada foi pintada de cinza com efeito de madeira envelhecida, característica que esconde os sinais da passagem do tempo.














Para poder comentar deves entrar na tua conta