Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IMI: prazo de pagamento da 1ª prestação ou da totalidade do imposto termina hoje

Se o valor de IMI for inferior a 100 euros, o prazo de pagamento único termina esta segunda-feira. Se for superior, este é o prazo para pagar a primeira prestação.

Imagem de Kevin Schneider por Pixabay
Imagem de Kevin Schneider por Pixabay
Autor: Lusa

Aquele que é o prazo de pagamento da primeira prestação ou da totalidade do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) termina esta segunda-feira, dia 31 de maio de 2021. As notas de liquidação do imposto foram enviadas a 4.031.117 proprietários de imóveis.

Do total, 920.660 proprietários tem um IMI a pagar inferior a 100 euros, pelo que têm de pagar a quantia numa prestação única até hoje. Para os que tem um valor entre os 100 e os 500 euros, a primeira prestação terá de ser paga até esta segunda-feira e a segunda em novembro. No caso do IMI ser superior a 500 euros, é possível pagar em três prestações: uma até 31 de maio, outra em agosto e a última em novembro, segundo refere o Portal das Finanças.

As notas de liquidação indicam uma referência de pagamento para a totalidade do imposto, pelo que é possível aos proprietários pagar em maio as prestações seguintes.

As taxas do IMI são anualmente fixadas pelas autarquias, num intervalo entre 0,5% e 0,45% (para os prédios urbanos), cabendo-lhes também decidir sobre a adesão ao IMI familiar, mecanismo que dá um desconto às famílias residentes, ou sobre a aplicação das taxas agravadas nos prédios devolutos ou em ruínas.

Este ano, houve 253 autarquias que decidiram aderir ao IMI familiar, atribuindo uma redução do IMI às famílias com dependentes. Face ao ano anterior, o número de municípios que aderiu à iniciativa aumentou 8%, segundo os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).