Estabilidade foi palavra de ordem no imobiliário residencial, segundo a agência de notação financeira.
Comentários: 0
Preços das casas mantiveram-se resilientes em 2020 e até subiram em alguns países
Imagem de rana88888 por Pixabay

Os preços das casas permaneceram “resilientes” na maioria dos países em 2020, ano marcado pelo súbito aparecimento da pandemia da Covid-19. Estabilidade foi, portanto, palavra de ordem, sendo que em alguns mercados comprar casa até ficou mais caro. A conclusão é da agência de notação financeira DBRS, que considera que as expectativas traçadas inicialmente não se consumaram, ou seja, os preços das casas não caíram.

“Os preços das casas permaneceram resilientes com a maioria dos mercados a subir ou a permanecerem estáveis, em vez de caírem, como se temia no início da pandemia. A expectativa na fase inicial da pandemia era que os preços tivessem uma correção modesta em relação aos níveis do final de 2019”, refere a DBRS na nota “The Impact of Covid-19 on European Mortgage Performance – One Year On…”, divulgada esta segunda-feira (14 de junho de 2021). 

Segundo a agência de ‘rating’, o cenário não se verificou em 2020, visto que a procura pelo segmento residencial manteve-se “forte”, bem como a disponibilidade dos bancos em emprestarem dinheiro para a compra de casa. 

Preços das casas, segundo a DBRS
DBRS

Fatores que combinados têm contribuído para o facto dos preços das casas terem inclusive aumentado em algumas geografias, continuando a procura em alta. 

Na mesma nota, a DBRS revela que, apesar da “incerteza económica” que ainda existe, “as piores expetativas foram evitadas”, quer no segmento imobiliário residencial quer no mercado do crédito à habitação. Para tal, diz a agência de notação financeira, muito contribuíram os apoios dos Governos para mitigar as perdas de emprego e falências, bem como a rápida adaptação das empresas e consumidores ao teletrabalho e às compras online e a adoção de moratórias bancárias.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta