Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construir uma minicasa sobre rodas? Uma aventura contada na primeira pessoa

O desafio foi aceite por Joana e António Laranjeira, fundadores do canal do Youtube "Ó da Joana", que contam tudo em entrevista ao idealista/news.

Construir uma minicasa sobre rodas
DR
Autor: Vanessa Sousa

Construir uma ‘tiny house’ de raiz e sobre rodas pode ser uma verdadeira aventura para quem se atrever a vivê-la. Joana e António Laranjeira aceitaram o desafio, arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra: hoje estão a construir a sua própria ‘tiny house’ sobre um atrelado, que os pode levar a qualquer lado não perdendo a essência do seu lar. E contam tudo em entrevista ao idealista/news.

Foi a pandemia da Covid-19 que ativou o gatilho para avançar com a construção da minicasa sobre rodas. Havia a “necessidade de podermos viajar”, mas “uma caravana ou mesmo uma autocaravana era algo que não encaixava na nossa ideia e forma de ver uma casa”, conta na mesma entrevista o casal, que é fundador do canal do Youtube "Ó da Joana", dedicado a projetos ‘Do It Yourself’ (faz tu mesmo) de arquitetura e decoração.

Para Joana e António, a solução teria de transportar consigo “os materiais e conceito de decoração” da sua casa, afirmam. Construir de raiz foi a opção encontrada pelo casal. E encontraram no conceito 'tiny house' tudo o que procuravam: uma casa minimalista, móvel, que pudesse transmitir e levar toda a essência do seu lar.

Construir uma minicasa sobre rodas não é tarefa fácil para quem nunca construiu nada semelhante antes. Há que planear o que fazer, quando fazer e contactar vários profissionais. "Organizar tudo para uma ‘tiny house’, já por si só é um grande desafio, mas esse desafio torna-se maior ainda quando falamos numa ‘tiny house’ sobre rodas, tudo tem de estar muito bem pensado, a porta tem de trancar, os pratos têm de ter uma divisão própria para não escorregarem e estarem presos...", contam. 

Mas é possível. Joana e António Laranjeira – ela arquitetura e ele profissional de marketing - contam na primeira pessoa como é construir uma ‘tiny house’ sobre rodas. Desde a ideia ao orçamento, do projeto às questões legais. Não esquençendo de aconselhar quem pretende embarcar nesta aventura. Sabe tudo na entrevista que agora reproduzimos na íntegra.

Construir uma minicasa sobre rodas
DR

Como surgiu a ideia de construir de raiz uma minicasa sobre rodas?

Surgiu com a necessidade de podermos viajar quando apareceu a pandemia. Caravana ou mesmo uma autocaravana era algo que não encaixava na nossa ideia e forma de ver uma casa, pois os nossos conceitos de decoração e de nos sentirmos bem com os materiais à nossa volta são um fator muito importante para nossa vivência e nos sentirmos bem!

O que está por detrás do conceito 'tiny house' que vos cativou? 

O minimalismo e o facto de cada vez termos menos coisas na nossa casa. Ano após ano fomos doando e vendendo muita coisa que não fazia falta para o dia a dia. E quando pensámos na solução de ter algo transportável para viajarmos o conceito era perfeito, conseguir levar os materiais e conceito de decoração da nossa casa connosco sempre numa casa com rodas.

Quais foram as fontes de inspiração para desenhar o projeto?

A nossa inspiração é a nossa casa, é conseguir sentir aquilo que sentimos quando nela vivemos. 

Qual é a dimensão da minicasa? Como foram pensadas as divisões para garantir funcionalidade dos espaços? 

A 'tinyhouse' tem 2,20 metros de largura por 3 metros de altura máxima útil interior e cerca de 6 metros de comprimento. As divisões foram pensadas de forma a aproveitar ao máximo aquilo que podemos usar perante a lei dos atrelados em Portugal, pois sendo uma casa rolante - neste caso uma casa em cima de um atrelado de transporte de mercadorias -, temos de nos sujeitar às medidas da lei, o que nos fez aproveitar em altura para ter um piso intermédio tipo mezanine onde serão as camas. O espaço principal do piso principal é o espaço comum, uma zona de sofá e mesa, a casa de banho e a cozinha. 

O principal desafio é, sem dúvida, nunca termos construído nada do género antes, mas os profissionais e várias empresas têm nos ajudado e o YouTube também.

Quais têm sido os principais desafios na construção da minicasa? Têm tido apoio de outros profissionais? E como estão a ser geridas as questões legais? 

O principal desafio é, sem dúvida, nunca termos construído nada do género antes, mas os profissionais e várias empresas têm nos ajudado, e o YouTube também - lá fora existem muitas outras pessoas com projetos idênticos, onde conseguimos aprender e, por vezes, até comunicarmos para aprendermos e tirarmos dúvidas. É muito desafiante para nós aprendermos os processos construtivos, desde a estrutura à impermeabilização até aos sistemas solar fora de rede e depósitos e bombas de água.

A nível legal, em Portugal não existe para já uma alínea específica onde se enquadre o nosso projeto, pois estamos a falar de uma estrutura amovível, num atrelado de mercadorias, estrutura esta que é completamente fora da rede, e que não se liga a rede, e que por exemplo para despejar um depósito utilizaremos os locais próprios onde uma caravana ou autocaravana o faz.  

A sustentabilidade tem sido um fator considerado neste projeto? Em que medida se reflete nas vossas escolhas? 

A sustentabilidade é para nós um fator muito importante, desde a escolha dos materiais, ao sistema que estamos a desenvolver 'offgrid', baterias, painéis solares, aproveitamento de águas, sanita não química etc etc. 

São tudo escolhas ponderadas e muito discutidas com amigos e ‘influencers’ do ramo da sustentabilidade que nos ajudam e com os quais aprendemos sempre mais alguam coisa. A sustentabilidade é hoje em dia um fator importantíssimo no mundo em que vivemos e existem muitas soluções para tornar uma casa sustentável mesmo que esta esteja sobre rodas.

Construir uma minicasa sobre rodas
DR
Em que fase de construção estão agora? Qual é o próximo passo? 

Estamos na fase do revestimento exterior, a estrutura já é autoportante e até já consegue não ter o atrelado por baixo, o que nos permite melhores acabamentos e impermeabilizações exteriores até por baixo onde na sua base/laje estão alojados os depósitos de águas e baterias. Estamos a caminho da fase de canalizações e isolamentos das paredes, mas um dia de cada vez.

Quanto tempo estimam para a conclusão deste projeto?  

Não temos um ‘deadline’, pois estamos a aprender e a estudar a cada passo que damos, e somos apenas dois e um mini ajudante e temos os nossos trabalhos também. Num mundo sem pandemia, iria ser diferente porque a nossa comunidade quer muito participar e ajudar, mas de momento ainda não é possível e seguro. 

Qual é o orçamento estimado para a construção da minicasa?

O orçamento estimado são cerca de 10 mil euros, mas nós aproveitámos um atrelado que já tínhamos que custa cerca de 5/6 mil euros. 

Organizar tudo para uma ‘tiny house’, já por si só é um grande desafio, mas esse desafio torna-se maior ainda quando falamos numa ‘tinyhouse’ sobre rodas, tudo tem de estar muito bem pensado.

Como é que esta nova minicasa vai fazer parte da vossa vida? Será uma casa para passar férias ou para viver?  

Existem duas opções: as férias e, quem sabe, colocarmos num terreno nosso num futuro próximo. 

Como planeiam organizar tudo para que nada falte nesta pequena casa sobre rodas?  

Organizar tudo para uma ‘tiny house’, já por si só é um grande desafio, mas esse desafio torna-se maior ainda quando falamos numa ‘tinyhouse’ sobre rodas, tudo tem de estar muito bem pensado, a porta tem de trancar, os pratos têm de ter uma divisão própria para não escorregarem e estarem presos, etc…

Que conselhos dão às pessoas que também planeiam construir uma minicasa? Qual é o mínimo orçamento que devem ter disponível? 

Diríamos que num mínimo a fazerem com as próprias mãos para contarem com 15 a 20 mil euros, no caso de uma 'tiny house' da mesma dimensão que a nossa e sobre rodas. O conselho é não terem medo de pôr mãos à obra, de pôr a mão na massa, e nunca terem medo de pedir ajuda e aprender.

Sustentável também é comprar em Portugal, temos cá tudo, e muito, muito boas empresas e profissionais prontos a ajudar e com materiais de ótima qualidade que exportam para todo o mundo.

Têm algum projeto pensado sobre 'tiny houses' para publicar no vosso canal "Ó da Joana"?

No nosso canal de YouTube estamos a publicar uma série da construção da ‘tinyhouse,’ quase passo a passo, onde poderão seguir, tirar dúvidas e aprender um pouco mais de como estamos a construir a nossa ‘tiny house’ sobre rodas.