Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Esta casa pré-fabricada monta-se numa semana e custa menos de 30.000 euros

Projeto é da empresa Coexist Build. Cada kit vem com um manual de instruções ilustrado junto com peças pré-cortadas rotuladas.

Esta casa pré-fabricada monta-se numa semana e custa menos de 30.000 euros
Coexist Build
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

A empresa Coexist Build lançou um produto muito interessante: uma pequena casa pré-fabricada de madeira. À partida, não seria nada de especial, mas a verdade é que esta casa foi pensada especialmente para todos aqueles que gostam de fazer DIY e que, com um pouco de destreza, poderão montá-la em apenas uma semana.

'The Traveler', o nome que recebeu, consiste basicamente numa cabana em ‘hempcrete’, um material de construção que está a revelar-se uma excelente alternativa ecológica aos materiais tradicionais. Também conhecida como betão de cânhamo, é um biocompósito que combina resina com fibras naturais. Neste caso, o material é composto de cânhamo, cal e água. “Fáceis de instalar, as paredes de cânhamo proporcionam um toque terroso, excelentes propriedades e o conforto de saber que promovem o bem-estar físico e mental ”, defendem os seus criadores.

Com apenas 13 metros quadrados (m2), a filosofia desta cabana com estruturas e materiais pré-fabricados é facilitar o trabalho e a conciliação familiar, criando um espaço polivalente que pode ser instalado no jardim ou quintal. Num contexto de pandemia, a ideia inicial era que pudesse servir para trabalhar sem incomodar os restantes habitantes da casa, mas também para oferecer um espaço diferente onde as crianças pudessem brincar ou desfrutar da leitura de um livro.

“Como trabalhar em casa está a tornar-se numa realidade para muitas pessoas, decidimos apresentar um escritório de quintal, projetado com uma abordagem mais holística para o bem-estar da nossa mente e corpo”, lê-se no site da Coexist Build.

O preço do kit ‘The Traveler’ de 13 m2 varia de acordo com os recursos escolhidos, com preços que vão desde os 26.900 dólares até aos 31.900 dólares (isto é, entre 22.000 e 26.000 euros). Cada kit vem com um manual de instruções ilustrado junto com peças pré-cortadas rotuladas que são projetadas para serem montadas por uma equipa de duas a quatro pessoas em alguns fins de semana. As únicas ferramentas necessárias são uma berbequim, uma aparafusadora e um martelo.

Inovação e sustentabilidade

A Coexist Build tem entre seus principais objetivos desenvolver novos materiais para a construção civil, tendo a sustentabilidade como eixo da sua atuação. Para isso, conta com um laboratório de pesquisa que trabalha para inovar nessa área.

O cânhamo é um dos materiais com o qual estão a inovar. A empresa usa aglutinantes à base de minerais para fazer blocos de cânhamo curados internamente. Mas, além disso, todos os materiais com os quais trabalham seguem estritamente um rígido padrão de sustentabilidade e são obtidos localmente em florestas certificadas pelo FSC.

Fiéis ao seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa lançou oficialmente esta cabana no dia 2 de abril, coincidindo com o Dia da Terra.