Frankfurt (Alemanha), Toronto (Canadá) e Hong Kong lideram o ranking de risco, que contempla 25 cidades – não há portuguesas.
Comentários: 1
Subida do preço das casas faz soar o alarme de risco de bolha imobiliária
Vista panorâmica de Frankfurt, na Alemanha, que lidera o ranking Foto de Dimitry Anikin no Pexels

Não é novidade que o setor imobiliário foi um dos que melhor conseguiu fintar a crise em tempos de pandemia da Covid-19. Uma resiliência que não teve impacto no preço das casas, que continuaram a subir um pouco por todo o mundo de forma generalizada, nomeadamente em Portugal. Um cenário que está a contribuir para que o risco de bolha imobiliária esteja a ganhar força, alerta o banco suíço UBS no seu mais recente relatório, divulgado esta quarta-feira (13 de outubro de 2021).

Segundo o estudo anual “UBS Global Real Estate Bubble Index 2021”, o risco de bolha aumentou, em média, durante o ano passado, assim como a possibilidade de uma correção dos preços em muitas das cidades analisadas – foram, ao todo, 25 metrópoles, sendo que Lisboa não integra a lista.

Risco de bolha imobiliária
UBS Global Real Estate Bubble Index 2021

O relatório conclui, ainda, que em todas as cidades analisadas, o crescimento dos preços das casas acelerou para 6% em termos ajustados pela inflação. Isto entre meados de 2020 e meados de 2021. Trata-se do maior aumento em sete anos (desde 2014).

Frankfurt (Alemanha), Toronto (Canadá) e Hong Kong lideram o ranking, conclui o estudo, adiantando que o risco de bolha imobiliária também é elevado em Munique (Alemanha), Zurique (Suíça), Vancouver (Canadá), Estocolmo (Suécia), Amesterdão (Países Baixos) e Paris (França). 

De referir ainda que entre as 25 cidades analisadas, os preços das casas apenas não subiram em quatro: Milão (Itália), Paris (França), Nova Iorque (EUA) e São Francisco (EUA). 

Por outro lado, assistiu-se a um crescimento de dois dígitos em cinco metrópoles: Moscovo (Rússia), Estocolmo (Suécia), Sydney (Austrália), Tóquio (Japão) e Vancouver (Canadá). 

As cidades europeias foram, de resto, responsáveis por seis dos nove mercados imobiliários mais desequilibrados do mundo.

Risco de bolha imobiliária
UBS Global Real Estate Bubble Index 2021

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Manuel Rocha
18 Outubro 2021, 12:29

Evergrande!

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade