Preço das casas para comprar aumentou 39% na UE. As rendas também subiram, mas menos, segundo os dados do Eurostat.
Comentários: 0
Preço das casas a subir em Portugal
Foto de Liza Summer en Pexels

Sempre a aumentar. Assim se pode descrever a evolução dos preços das casas em Portugal e em vários países da Europa na última década. Comprar casa em território nacional está bem mais caro – os preços aumentaram 56,8% entre 2010 e o terceiro trimestre de 2021, mostram os dados mais recentes do Eurostat. E quase todos os países da União Europeia (UE) viram os preços das casas para comprar escalar durante este período. As rendas também aumentaram, mas em menor escala.

A análise do Eurostat mostra que o preço das casas na UE aumentou 39% entre 2010 e o terceiro trimestre de 2021. E as casas para arrendar também registaram uma subida de 16% - ou seja, menos 23 pontos percentuais do que as casas para comprar no espaço europeu. Isto quer dizer que o valor das habitações à venda aumentaram mais do que as rendas ao longo deste período, um cenário observado em 18 estados-membros da UE, destaca o gabinete de estatística europeu numa nota de imprensa. E Portugal é um deles.

Preço das casas e rendas na Europa
Eurostat
O que é facto é que os preços das casas escalaram em 23 países do espaço europeu no período em observação. E em cinco países os preços das habitações mais do que duplicaram: Estónia (+141%), Hungria (+118%), Luxemburgo (+117%), Letónia (+106%) e Áustria (+104%). Houve ainda 4 países que evoluíram em contraciclo, tendo registado reduções nos valores das habitações. São eles: Grécia (-28%), Itália (-12%), Chipre (-6%) e Espanha (-0,5%), destaca o Eurostat na passada sexta-feira, dia 14 de janeiro de 2022.

No caso das casas para arrendar, a realidade é ligeiramente diferente: os preços aumentaram em 25 países da UE e diminuíram em apenas dois na última década. Os maiores saltos foram observados na Estónia (+162%), Lituânia (+111%) e Irlanda (+68%). E as quedas foram registadas apenas na Grécia (-25%) e no Chipre (-3%).

Comprar e arrendar casa em Portugal: preços disparam em 10 anos

Em que posição está Portugal nesta matéria? Entre 2010 e o terceiro trimestre de 2021, as casas para comprar ficaram 56,8% mais caras em território nacional, colocando o país na 11ª posição da tabela. Embora o ritmo de subida dos preços tenha abrandado ligeiramente durante a pandemia, a verdade é que deu o salto homólogo entre julho e setembro de +9,9%, aponta o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As casas para arrendar também estão mais caras no país: +25% do que em 2010. Mas a evolução, embora ascendente, tem sido realizada a menor velocidade. Os dados mais recentes do INE dão conta que a renda mediana de novos contratos de arrendamento cresceu 7,4% no terceiro trimestre de 2021 face ao período homólogo para 6,08 euros por metro quadrado (euros/m2). E este crescimento foi notado um pouco por todo o país.

Comprar casa está mais caro na União Europeia
Eurostat

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade