
Arrendar um quarto: tudo o que é preciso saber
Arrendar um quarto é o primeiro passo para uma vida de adulto, de independência e maturidade.

Fiscal dos transportes procura escritório por mau cheiro e “tremores”
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) tem hoje os seus escritórios instalados no Palácio de Coimbra, junto à estação de Santa Apolónia, em Lisboa. Mas quer mudar-se para um novo espaço, devido ao mau cheiro, dos tremores causados pela presença dos comboios e ainda pela falta de espaço para organizar conferências.

IRS 2023: como declarar rendas ou rendimentos do condomínio?
Em termos fiscais, os condomínios não estão são sujeitos a IRS nem a IRC. E, por isso, importa saber como é que os condomínios tributam os rendimentos que eventualmente possam obter por arrendar um espaço no prédio, por exemplo.

Logística: armazém com 3.190 m2 às portas de Lisboa procura inquilino
Está prestes a chegar ao mercado um armazém de logística com uma área total de 3.190 metros quadrados (m2) e que se encontra em ótimo estado de conservação. Trata-se de um ativo da MSM - Manuel Silva Marques localizado na zona de Castanheira do Ribatejo, às portas de Lisboa, que está atualmente ocupado pela empresa Mapei – ficará disponível já em maio.

Rendas acessíveis: Estado cede imóveis públicos devolutos a privados
O Governo vai trabalhar em conjunto com o setor privado, nomeadamente com os promotores imobiliários, tendo em vista o desenvolvimento de projetos de arrendamento acessível. Trata-se de uma aposta no Build to Rent (construir para arrendar), que há muito é defendida por vários players do setor. Nesse sentido, o Executivo anunciou, esta quinta-feira (30 de março de 2023), que irá ceder património público devoluto aos privados, num prazo de 90 anos. Vai também lançar uma linha de financiamento bonificado de 250 milhões de euros para que os privados possam colocar no mercado casas a rendas acessíveis.

Arrendar casa por 1 euro em Itália: assim se dá vida ao interior
Vários municípios italianos têm lançado iniciativas de venda de casas por 1 euro, com o objetivo de dar uma nova vida ao interior do país. E agora há uma nova forma de estimuar a repovoação do coração de Itália. O município de Pedemonte lançou uma iniciativa na qua

Casas junto ao mar: onde é mais barato comprar e arrendar?
Comprar casa junto à praia é o desejo de muitos portugueses e estrangeiros. Este é um mercado que tem estado dinâmico mesmo durante a pandemia. A procura de casas na praia à venda cresceu em 45 dos 54 municípios situados na costa portuguesa, fazendo cair a oferta de casas na maioria dos concelhos e disparar os preços das casas. E o mesmo cenário se verifica no mercado de arrendamento de casas junto ao mar. Mas quais são os municípios que registam as casas na praia mais baratas para comprar? E para arrendar? O idealistas/news mergulhou nos dados e pintou o mapa da costa portuguesa com os preços das casas no litoral. Vem daí descobrir.

Lojas na Praça de Espanha procuram novo inquilino
Na Praça de Espanha, em Lisboa, há dois espaços comerciais que procuram novo inquilino. Trata-se de duas lojas, situadas no número 35 da Rua Basílio Teles, que são compatíveis com atividade de restauração ou serviços. E já estão disponíveis para serem comercializadas.

Comprar casa e colocá-la a arrendar? Rendeu 5,6% no primeiro trimestre
Comprar uma casa para colocá-la a arrendar tem vindo a ser uma opção para vários portugueses para ganhar um rendimento extra ao final do mês. E qual é a rentabilidade bruta deste negócio?

Assim é o Grande Porto: um dos “melhores locais para viver” no país
O Porto está nas bocas do mundo pelos melhores motivos. É uma cidade cosmopolita, que oferece emprego e lazer na dose certa. E onde não faltam bons acessos, escolas, serviços e espaços verdes. É, portanto, uma cidade que atraí cada vez mais famílias para viver. E esta dinâmica reflete-se nos preços das casas que não param de crescer, tanto no concelho da Invicta e como no Grande Porto. Também são cada vez mais empresas que se têm deixado levar pelos encantos desta cidade. E muitas do ramo do imobiliário e da domótica vão estar reunidas no Imobinvest – Salão do Imobiliário que vai arrancar esta sexta-feira, dia 25 de março de 2021, na Alfândega do Porto. A propósito do evento, o idealista/news foi medir o pulso ao mercado residencial do concelho da Invicta e também do Grande Porto. Vem daí nesta viagem pelos dados.

Comprar casa em Portugal está 57% mais caro que há 10 anos
Sempre a aumentar. Assim se pode descrever a evolução dos preços das casas em Portugal e em vários países da Europa na última década.

Como se vive em Portugal e na UE? A análise do Eurostat à habitação
Viver em Portugal e na Europa já foi mais barato. Hoje, só os custos com a habitação podem sufocar os rendimentos das famílias.

Casas demoram mais tempo a ser arrendadas na pandemia
Arrendar casa já não é tão rápido. Isto porque, agora, há menos casas anunciadas que demoram entre um a seis dias a encontrar inquilino. Em fevereiro de 2020, cerca de 43% das casas colocadas para arrendar em Portugal permaneciam menos de sete dias no mercado.

Arrendar casa: a importância do contrato (para inquilinos e senhorios)
Muitas pessoas questionam-se sobre o que será melhor, se arrendar ou comprar casa. Esta é uma dúvida que persiste em tempos de pandemia da Covid-19, havendo prós e contras em cada uma das opções. No artigo desta semana da Deco Alerta tentamos ajudar-te nesta “missão”, explicando a importância que tem, para os inquilinos e para os senhorios, um contrato de arrendamento.

Arrendamentos comerciais com equipamentos passam a estar isentos de IVA
Ao contrário do que acontece atualmente, o arrendamento comercial de um imóvel que tenha equipamentos no interior deverá deixar de pagar IVA. Em causa está uma decisão da Autoridade Tributária (AT) que vai obrigar proprietários e arrendatários a rever os seus planeamentos fiscais, uma vez que a isenção referida tem, neste caso, consequências no que diz respeito à recuperação do IVA.

Alojamento Local teve quebras de faturação de cerca de 70% em Portugal
O Alojamento Local (AL) teve quebras de faturação de cerca de 70% em Portugal este ano, devido à pandemia da Covid-19, sendo que foram as cidades que mais sofreram com a falta de turistas, revelou esta quarta-feira (16 de dezembro de 2020) a associação que representa o setor.

A taxa de esforço para arrendar e comprar uma casa no centro das grandes cidades mundiais
Em 17 das 25 principais cidades do mundo, analisadas pelo banco suíço UBS (não há portuguesas contempladas no estudo), são necessários mais de 25 anos a arrendar uma casa para rentabilizar a sua compra - um apartamento com 60 metros quadrados (m2) localizado no centro dessas mesmas metrópoles. Em Hong Kong, a taxa de esforço para comprar uma casa com 60 m2 no centro da cidade é 20 anos, ou seja, é preciso trabalhar duas décadas para se conseguir comprar o imóvel em causa. Já Munique (Alemanha) lidera o ranking das cidades onde é necessário arrendar a casa mais tempo, 39 anos, para que seja rentável comprá-la.

Residências de estudantes do grupo GSA “aterram” em Portugal em 2020
O grupo Global Student Acommodation (GSA), especialista na construção e gestão de residências de estudantes, vai abrir o seu primeiro estabelecimento em Portugal no início de 2020. A garantia é dada ao idealista/news por Christopher Holloway, diretor geral da GSA Espanha.

10.000 casas com rendas acessíveis para a classe média - a nova promessa do Governo
O primeiro debate do novo Governo no Parlamento trouxe para cima da mesa o problema da habitação. Para dar resposta a esta necessidade, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Estado vai disponibilizar mais de 10.000 casas com rendas acessíveis em todo o país.

Direito de preferência pelos arrendatários aprovado no Parlamento
A Assembleia da República já aprovou o novo diploma que assegura o direito de preferência dos arrendatários na transmissão de habitações – foram introduzidas as propostas do PS e do PSD relativamente ao requisito de "local arrendado há mais de dois anos".

Rendas devem subir pouco mais de 1% em 2019
A atualização das rendas é feita todos os anos de acordo com a inflação registada. Espera-se que em 2019 os aumentos rondem os 1,1%. Em causa está o valor do Índice de Preços ao Consumidor, sem habitação, que ficou em julho nos 1,14%.
“Renda+”: o novo portal dos CTT para senhorios gerirem imóveis
Os CTT estão a preparar-se para entrar no mercado de arrendamento. Ao que tudo indica o operador de correios vai lançar um portal na internet para que os senhorios possam fazer a gestão dos seus imóveis. A plataforma poderá servir, por exemplo, para os senhorios cobrarem as rendas aos inquilinos

Casas para turistas: Copenhaga, Manchester, Madrid e Barcelona em alta
As cidades de Copenhaga (Dinamarca), Manchester (Reino Unido), Madrid e Barcelona (Espanha) devem registar a subida de preços mais elevada no mercado de arrendamento de curta duração em toda a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Em Lisboa, o mercado de arrendamento de curta duração também está dinâmico.

É possível arrendar monumentos históricos há mais de um ano, mas desconhecem-se números da iniciativa
Há mais de um ano que o Governo regulou o arrendamento de museus e monumentos nacionais na dependência da Direção-Geral do Património Cultural, mas o organismo recusa-se a divulgar quais ou quantas vezes foram arrendados estes espaços ou para que fins.
Estado tem 182 edifícios arrendados que não usa, mas a IdD arrendou um edifício a privados
A Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais (IdD) está a funcionar, desde julho, em escritórios de um “business center” no Restelo, em Lisboa, pelo qual paga uma renda de cerca de “2.500 euros mensais”, aos quais acresce o Imposto de Valor Acrescentado (IVA). Segundo o empresa, o contrato de arrendamento tem a duração de três anos.