Preços das casas subiram mais na Área Metropolitana do Porto e na região Norte do país, mostram os dados do INE.
Comentários: 0
Comprar casa está mais caro em Portugal
Foto de Dima Valkov en Pexels

A subir há cinco anos. É esta a evolução dos preços das casas em Portugal desde 2016 até aos dias de hoje. E o resultado está à vista: as casas estão quase 50% mais caras que há cinco anos. O preço mediano das habitações atingiu os 1.250 euros/m2, tendo em conta o período de 12 meses terminado em setembro de 2021. E este é mesmo o maior valor desde que há registos contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Contas feitas, ao comprar uma casa em Portugal está a pagar-se, hoje, mais 395 euros por cada metro quadrado.

Comprar casa em Portugal está cada vez mais caro. E os dados mais recentes do INE vêm comprovar isso mesmo. O valor mediano dos alojamentos familiares em Portugal aumentou 2,6% relativamente ao trimestre anterior e 7,8% relativamente ao trimestre homólogo, refere o instituto no boletim publicado esta terça-feira, dia 1 de fevereiro de 2021. E recuando até ao terceiro trimestre de 2016 - ano em que é iniciada esta série estatística do INE –, o aumento é bem mais expressivo: o preço mediano das casas deu o salto de cerca de 46%.

Este é o resultado do aumento médio dos preços na ordem dos 1,9% por trimestre. Agora, comprar uma casa de 100 metros quadrados (m2) em território nacional pode custar 125.000 euros, enquanto há cinco anos o seu valor seria bem mais baixo: de 85.500 euros.

Onde é que os preços mais subiram nos últimos 5 anos?

Esta é uma realidade visível em todas as regiões do país que viram o preço mediano das casas subir, no mínimo, 30% em cinco anos. Foi na Área Metropolitana do Porto e na região Norte do país que se verificaram os aumentos mais expressivos do país – de 65% e 55%, respetivamente. Logo a seguir está o Algarve (+50%) e a Área Metropolitana de Lisboa (+49%). Todos estes apresentam subidas superiores à referência nacional. Por outro lado, foi no Alentejo onde se registou a subida dos preços menos acentuada (+31%).

A verdade é que é no Algarve onde se encontra o preço das casas maior de todos, nomeadamente 1.881 euros/m2. Neste ranking, a Área Metropolitana de Lisboa vem em segundo lugar, onde uma casa regista o valor mediano de 1.730 euros/m2. O Alentejo continua a ser a região mais barata de Portugal para comprar casa (769 euros/m2).

Casa novas e casas usadas mais caras

De lá para cá, tanto os preços das casas novas como das usadas deram o salto. E é visível que os preços das casas usadas aumentaram muito mais (+51%) que os valores das habitações novas (+32%) entre nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2016 e em setembro de 2021. Isto acontece num momento em que a oferta de casas – novas e usadas – escasseia no país.

Mas, note-se, que o preço mediano das casas novas continua a ser bem superior ao das habitações existentes. A nível nacional, comprar uma casa nova custa 1.382 euros/m2, enquanto para adquirir uma casa usada é preciso gastar 1.230 euros/m2.

Olhando para o mapa de Portugal, salta à vista que foi na Área Metropolitana do Porto onde se registaram os maiores aumentos: as casas novas ficaram 70% mais caras, enquanto o preço das casas usadas aumentou 66%. Também o Algarve é marcado por grandes saltos nos preços: o das casas novas subiu 50% e o das casas usadas 52%. Já na Área Metropolitana de Lisboa, o valor de venda das casas existentes subiu mais (+54%) do que o das habitações novas (+39%) nos últimos cinco anos.

E onde é que é mais caro comprar casa? Lisboa e o Algarve disputam os dois primeiros lugares. É na Área Metropolitana de Lisboa onde adquirir uma casa nova é mais caro (2.172 euros/m2). Já as casas usadas com o maior preço por metro quadrado do país situam-se no Algarve (1.832 euros/m2). O Alentejo é onde se encontram as casas mais baratas do país, tanto as casas a estrear como as já existentes.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta