
Comprar casa em Portugal está cada vez mais caro, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Com a pandemia, são cada vez mais as famílias a ponderar mudar de "ares" na expectativa de encontrar melhor qualidade de vida. Há quem se deixe deslumbrar pela vida urbana e procure uma casa na cidade. E há também quem procure casas no campo, envolvidas pela natureza. Seja num lado ou no outro, a verdade é que o preço das casas influencia – e muito – a decisão final. E para te ajudar neste desafio, o idealista/news reuniu os 10 municípios portugueses onde é mais caro e mais barato comprar uma casa.
Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) não deixam margem para dúvidas: os preços das casas em Portugal estão cada vez mais caros. “Tomando como referência as vendas efetuadas durante os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi 1.250 euros/m2, aumentando 2,6% relativamente ao trimestre anterior e 7,8% relativamente ao trimestre homólogo”, lê-se no boletim publicado esta terça-feira, dia 1 de fevereiro de 2022.
Dos 306 concelhos com dados apurados pelo INE, 49 registaram preços medianos das casas acima do valor nacional. E estão localizados maioritariamente no Algarve (14 em 16 municípios) e Área Metropolitana de Lisboa (16 em 18), acrescenta o instituto. Note-se que fora desta análise estão os municípios do Corvo e Santa Cruz das Flores, por não terem dados contabilizados.

Os concelhos com as casas mais caras são…
Analisando os 10 municípios com os preços medianos das casas mais altos, salta à vista que os três mais caros situam-se no distrito de Lisboa: o próprio município da capital portuguesa é o mais caro de todos (3.427 euros/m2), seguido de Cascais (2.971 euros/m2) e Oeiras (2.536 euros/m2).
Contam-se no total quatro concelhos do distrito de Lisboa neste top 10. O que se observa também nesta análise é que cinco pertencem ao distrito de Faro. Ou seja, o Algarve está a dominar o top 10 dos municípios mais caros para comprar casa, ao contrário do que se verificou na análise realizada pelo INE entre julho de 2020 e junho de 2021 (12 meses), na qual os concelhos de Lisboa tinham maior peso.
Já a Norte de Portugal vai na frente e isolado o concelho do Porto, onde o preço mediano das casas atingiu 2.264 euros/m2. E continua a ser quinto mais elevado do país.
Os municípios mais baratos são...
As casas mais baratas para comprar situam-se, sobretudo, no interior do país: há três concelhos que pertencem ao distrito da Guarda, outros três a Bragança e um a Castelo Branco. Mais ao Centro encontramos um município em Viseu e a Norte outro em Vila Real.
Onde é mais barato comprar casa em Portugal é mesmo no concelho de Fornos de Algodres, na Guarda, onde o preço mediano no período em análise não passou dos 169 euros/m2. Logo a seguir viajamos até ao concelho de Sernancelhe, em Viseu, onde comprar casa custa 190 euros/m2. Estes são os únicos municípios do país onde o preço por m2 é inferior a 200 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta