Casas mais caras concentram-se em Lisboa e no Algarve. Já as mais baratas situam-se no interior do país, mostram os dados do INE.
Comentários: 0
Casas baratas para comprar
Foto de Kindel Media en Pexels

Comprar casa em Portugal está cada vez mais caro, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Com a pandemia, são cada vez mais as famílias a ponderar mudar de "ares" na expectativa de encontrar melhor qualidade de vida. Há quem se deixe deslumbrar pela vida urbana e procure uma casa na cidade. E há também quem procure casas no campo, envolvidas pela natureza. Seja num lado ou no outro, a verdade é que o preço das casas influencia – e muito – a decisão final. E para te ajudar neste desafio, o idealista/news reuniu os 10 municípios portugueses onde é mais caro e mais barato comprar uma casa.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) não deixam margem para dúvidas: os preços das casas em Portugal estão cada vez mais caros. “Tomando como referência as vendas efetuadas durante os 12 meses entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o preço mediano de alojamentos familiares em Portugal foi 1.250 euros/m2, aumentando 2,6% relativamente ao trimestre anterior e 7,8% relativamente ao trimestre homólogo”, lê-se no boletim publicado esta terça-feira, dia 1 de fevereiro de 2022.

Dos 306 concelhos com dados apurados pelo INE, 49 registaram preços medianos das casas acima do valor nacional. E estão localizados maioritariamente no Algarve (14 em 16 municípios) e Área Metropolitana de Lisboa (16 em 18), acrescenta o instituto. Note-se que fora desta análise estão os municípios do Corvo e Santa Cruz das Flores, por não terem dados contabilizados.

Comprar casas baratas em Portugal
Foto de Karolina Grabowska en Pexels

Os concelhos com as casas mais caras são…

Analisando os 10 municípios com os preços medianos das casas mais altos, salta à vista que os três mais caros situam-se no distrito de Lisboa: o próprio município da capital portuguesa é o mais caro de todos (3.427 euros/m2), seguido de Cascais (2.971 euros/m2) e Oeiras (2.536 euros/m2).

Contam-se no total quatro concelhos do distrito de Lisboa neste top 10. O que se observa também nesta análise é que cinco pertencem ao distrito de Faro. Ou seja, o Algarve está a dominar o top 10 dos municípios mais caros para comprar casa, ao contrário do que se verificou na análise realizada pelo INE entre julho de 2020 e junho de 2021 (12 meses), na qual os concelhos de Lisboa tinham maior peso.

Já a Norte de Portugal vai na frente e isolado o concelho do Porto, onde o preço mediano das casas atingiu 2.264 euros/m2. E continua a ser quinto mais elevado do país.

Os municípios mais baratos são...

As casas mais baratas para comprar situam-se, sobretudo, no interior do país: há três concelhos que pertencem ao distrito da Guarda, outros três a Bragança e um a Castelo Branco. Mais ao Centro encontramos um município em Viseu e a Norte outro em Vila Real.  

Onde é mais barato comprar casa em Portugal é mesmo no concelho de Fornos de Algodres, na Guarda, onde o preço mediano no período em análise não passou dos 169 euros/m2. Logo a seguir viajamos até ao concelho de Sernancelhe, em Viseu, onde comprar casa custa 190 euros/m2. Estes são os únicos municípios do país onde o preço por m2 é inferior a 200 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta