
Esta fantástica casa localizada ao sul de Sidney, na Austrália, foi concebida pela arquiteta Hannah Tribe, para ela e para a família, como um lugar para fugir aos fins de semana. Situada junto ao Royal National Park, na vila costeira de Bundeena, o projeto de Hannah, diretora e fundadora da Tribe Studio Architects, não é apenas isso: é também um excelente protótipo de casa pré-fabricada.
Apesar de ser uma casa de aproximadamente 50 metros quadrados (m2), do lado de fora parece muito mais simples do que aquilo que realmente esconde por dentro. Este exterior minimalista em madeira remete à tradição local, às cabanas de pescadores predominantes na região, inseridas em amplos jardins com suas formas retilíneas.

As inovações de Hannah Tribe – e é aí que a casa Bundeena se distingue das construções de outrora – preocupam-se principalmente com economia de materiais, eficiência energética e sustentabilidade, permitindo que o projeto seja reproduzido de forma acessível e fácil em diversos ambientes.
O aquecimento e arrefecimento passivos são obtidos através da massa térmica da laje de betão. Todas as janelas são de vidro duplo e as paredes, embora leves, são fortemente isoladas. Um painel solar no telhado fornece energia para a casa, enquanto um sistema de reciclagem de água da chuva armazena água para casas de banho, a máquina de lavar e um sistema de irrigação do jardim. Hannah também fez um esforço para escolher materiais reciclados e madeiras de plantação, e tintas e acabamentos mais ecológicos. A água da casa é aquecida por energia solar e há iluminação LED energeticamente eficiente.

No total, o layout desta casa pré-fabricada pode acomodar 12 pessoas. As portas de altura total da casa criam uma conexão interior-exterior entre o jardim, os espaços de estar e o pátio interior. Também foi projetada para ser resistente o suficiente para lidar com as atividades desportivas de lazer da família e para resistir ao sal e à areia.



Para poder comentar deves entrar na tua conta