A Costa Rica Treehouse é inspirada na selva e foi construída com madeira nativa.
Comentários: 0
Costa Rica Treehouse
Nic Lehoux

Unir natureza e arquitetura não é uma ideia nova, mas é sempre eficaz, pelo menos se for executada corretamente e com bom gosto. Nesta linha, podemos encontrar muitos estúdios que trabalham este tipo de construção de forma especializada.

Um deles é o estúdio Olson Kundig, localizado na cidade norte-americana de Seattle, e que é justamente reconhecido pela sua capacidade de projetar casas bonitas, cabanas não convencionais, como é o caso de um dos seus projetos mais recentes, que eles apelidaram de Costa Rica Treehouse.

casas de madeira
Nic Lehoux

O projeto desta casa passiva encontra a sua inspiração no mesmo local onde foi construído, a selva de Santa Teresa, na Costa Rica. "A Costa Rica Treehouse é inspirada na selva do seu local densamente florestado na costa do Pacífico da Costa Rica", explicam do estúdio Olson Kunding. Tanto que foi construída com madeira da espécie nativa samanea sama, ou "árvore da chuva", para as vigas de sustentação maiores, e o desenho interior e exterior da casa da árvore mergulha os visitantes na floresta.

casas passivas
Nic Lehoux

A casa de três andares e quase 200 metros quadrados (m2) ergue-se acima das copas das árvores. Projetada para imitar uma cabana de surf ao ar livre, a impressionante casa está completamente imersa na selva, mas também oferece vistas amplas da vizinha Playa Hermosa. Para enfatizar a importância da paisagem circundante, o projeto ancora a estrutura ao terreno inclinado do piso da floresta, permitindo que os visitantes entrem na casa no piso térreo ou pela cobertura da ponte suspensa no segundo andar.

casas ecológicas
Nic Lehoux

O primeiro andar abriga a cozinha e a sala de jantar, com terraço e piscina adjacentes, enquanto o quarto principal e as áreas de estar ocupam os andares superiores. “O projeto tem uma pegada intencionalmente pequena, o que nos permitiu manter uma pequena influência no local enquanto interagimos com a paisagem natural de diferentes maneiras nos três níveis da casa”, dizem eles para explicar como reduziram o impacto sem a necessidade de abrir mão de espaço e vistas.

Férias na Costa Rica
Nic Lehoux

Além disso, para aumentar a sustentabilidade, a casa foi projetada para operar sob critérios passivhaus, de modo que “a casa deve respirar e permanecer aberta aos elementos neste ambiente semi-tropical temperado”. Outro elemento a ter em conta é que a casa funciona com energia solar e possui um sistema de captação de águas pluviais, auxiliado por uma cobertura em balanço de metal e madeira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta