Queres arrendar um quarto, mas tens receio de partilhar a casa? Estas dicas vão ajudar-se a criar um bom ambiente em casa.
Comentários: 0
Regras para dividir casa
Pexels

O mercado de habitação está em alta. As casas estão a ficar cada vez mais caras, tanto para comprar como para arrendar. Mas os salários não estão a subir ao mesmo ritmo dos preços das casas. E, por isso, para muitos a solução passa por dividir casa, arrendando um quarto. Aqui surgem os primeiros desafios: como encontrar o quarto ideal para arrendar numa habitação partilhada? E como é que podemos assegurar um bom ambiente para viver em tranquilidade? Estas dicas vão ajudar.

Neste guia preparado pelo idealista/news, reunimos tudo o que precisar de saber para desfrutar de um bom ambiente numa casa partilhada e aproveitar ao máximo aquele que será o teu refúgio diário. Passo a passo, descobre por onde começar a procurar e que regras devem ser tidas em conta.

Quem procura uma casa para partilhar?

Arrendar quartos é bastante comum, principalmente entre estudantes e jovens profissionais que querem ser independentes, mas ainda não têm rendimentos suficientes para pagar a renda de uma casa ou a prestação de um crédito habitação – até porque, neste último caso, é necessário financiar pelo menos 10% do empréstimo da casa e pagar vários impostos e comissões iniciais.

Mas é importante esclarecer que arrendar um quarto num apartamento partilhado significa que vais morar com uma ou mais pessoas sob o mesmo teto. E, por isso, é importante que haja regras bem definidas na casa para que todos possa viver em harmonia.

Como arrendar um quarto
Pexels

O desafio de partilhar casa: dicas para uma convivência saudável

Ao dividir um apartamento é importante começar, desde logo, a definir regras. Isto porque se algumas regras não estiverem bem delineadas desde o início, é muito provável que percas a paciência em pouco tempo e as discussões com os teus colegas de casa comecem a surgir. Aqui deixamos-te algumas das regras básicas que podes implementar para organizar a casa e a vida num apartamento partilhado.

Distribuir o espaço na casa partilhada

Uma das regras de ouro passa mesmo por definir que espaços são de uso comum e os de uso individual, como é o caso dos quartos. A escolha dos quartos é crítica, pelo que se arrendares a casa com amigos ou pessoas conhecidas poderão sempre sortear os quartos para evitar discussões. Delimitar o espaço nos móveis em áreas comuns, como a cozinha, sala ou casa de banho, também irá ajudar a melhorar a organização.

Tarefas domésticas devem ser partilhadas

Este é outro tema que costuma gerar confusões: quem é que fica responsável por limpar a cozinha e a casa de banho partilhada? O melhor mesmo é organizar um calendário onde, de forma rotativa, cada um dos inquilinos fica encarregue de algumas tarefas por semana.

Pagar a renda da casa a tempo e horas

Outro princípio chave é regularizar os pagamentos da renda no tempo acordado com o proprietário do imóvel. É fundamental organizares as tuas finanças pessoais para evitar conflitos dentro de casa. Todas as despesas relacionadas à casa, como as contas da luz, água e gás, devem totalmente transparentes e divididas entre todos de forma igual.

Visitas à casa partilhada

Certamente vais perguntar se podes levar familiares ou um amigo lá a casa. E, por isso, deve ser logo acordado entre todos as regras das visitas à casa. Geralmente não há problemas, mas para evitar conflitos é melhor mesmo discutir o assunto entre todos.

regras para dividir casa
Foto de Gary Barnes en Pexels

Onde encontrar quartos para arrendar?

Agora que sabes quais são as regras de ouro para dividir casa e manter um bom ambiente, só falta mesmo escolher o quarto ideal para arrendar. Para te ajudar neste processo, reunimos estas listas de quartos para arrendar em três cidades portuguesas:

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta