assembleias de condóminos

Afinal quais as novas regras das assembleias de condóminos?

A vida dos condomínios está prestes a mudar. Desde os novos poderes e obrigações dos administradores de condomínio, à obrigatoriedade de uma declaração na escritura de compra e venda de imóveis, a outros aspetos relacionados com a constituição da propriedade horizontal, a lei n.º 8/2022 traz numerosas e substanciais novidades. E o recente diploma, que entra em vigor em abril, também introduz significativas alterações no funcionamento das assembleias de condóminos. Explicamos agora tudo com fundamento jurídico.
Novas regras de combate à pandemia

Novas regras para travar a Covid: 8 novidades que afetam o dia a dia

Há novas regras de combate à pandemia da Covid-19 em Portugal que vão entrar em vigor já a partir desta quarta-feira, dia 1 de dezembro de 2021. O país entra em situação de calamidade e a resolução do Conselho de Ministros publicada no sábado traz novidades e esclarece muitas dúvidas que surgiram.
Confinamento e dever de recolhimento domiciliário a partir de hoje – 24 exceções

Confinamento e dever de recolhimento domiciliário a partir de hoje – 24 exceções

Portugal está “mergulhado” num novo confinamento geral, que começa esta sexta-feira (15 de janeiro de 2021) e deverá durar, pelo menos, um mês. Significa isto que volta a estar em vigor o dever de recolhimento domiciliário. Há, no entanto, exceções, ou seja, motivos que permitem que as pessoas possam sair de casa de forma “normal”. São 24 e vão de A a X, como se pode constatar no Decreto n.º 3-A/2021, publicado em Diário da República esta quinta-feira (14 de janeiro de 2021).
Teletrabalho obrigatório e não é preciso acordo: multas de incumprimento agravadas

Teletrabalho obrigatório e não é preciso acordo: multas de incumprimento agravadas

O teletrabalho vai voltar a ser obrigatório para todas as funções compatíveis, independentemente da vontade do empregador ou do trabalhador, não sendo necessário haver um acordo de qualquer uma das partes. As coimas por incumprimento serão também agravadas, podendo chegar aos 61.200 euros. Estas foram algumas das medidas anunciadas pelo primeiro-ministro António Costa esta quarta-feira (13 de janeiro de 2021) e que estarão em vigor durante o novo período de confinamento, que começa às 00h00 de sexta-feira (15 de janeiro de 2021).
Portugal continua em alerta e AML em contingência: o que muda (ou não) até final de agosto

Portugal continua em alerta e AML em contingência: o que muda (ou não) até final de agosto

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira (13 de agosto de 2020) a resolução que prorroga a declaração da situação de contingência na Área Metropolitana de Lisboa (AML), e de alerta no restante território, até 31 de agosto de 2020. A resolução, com base na análise quinzenal da situação epidemiológica, prevê algumas alterações às regras definidas para prevenção do contágio por Covid-19. Eis o que muda (e se mantém).
Regresso à "normalidade": cuidados a ter ao sair de casa

Regresso à "normalidade": cuidados a ter ao sair de casa

O fim da pandemia internacional da Covid-19 ainda não foi decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e continuam as investigações científicas para tentar travar a propagação/tratamento do coronavírus, mas Portugal está, desde esta segunda-feira, a retomar a "normalidade". O estado de emergência acabou, o país entrou em situação de calamidade e com isso chega ao fim o confinamento obrigatório. Mas ao sair de casa, há cuidados a ter para evitar novos contágios. Apresentamos um resumo, com regras básicas que valem ouro neste momento.
Passar a Páscoa em pleno Estado de Emergência: eis o que não se pode fazer até segunda-feira

Passar a Páscoa em pleno Estado de Emergência: eis o que não se pode fazer até segunda-feira

A renovação do Estado de Emergência ditou a entrada em vigor de medidas extra tendo em vista o combate à propagação da pandemia do novo coronavírus. Medidas essas, mais rígidas, que começaram a ser aplicadas esta quinta-feira (9 de abril de 2020) e que serão mantidas até às 24h00 de segunda-feira (13 de abril). Durante este período, de celebração da Páscoa, os portugueses estão, por exemplo, confinados ao concelho de residência, exceto por motivos de saúde ou trabalho. Mas há mais “regras” a ter em conta.
Novos deveres e prazos a cumprir pelas empresas do imobiliário

Novos deveres e prazos a cumprir pelas empresas do imobiliário

O novo regulamento (nº276/2019) de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo entra em vigor esta quarta-feira, dia 26 de junho, e traz deveres acrescidos para as empresas que operam no ramo imobiliário - em qualquer atividade (desde mediadoras, até prom
Promoções e saldos com novas regras aprovadas pelo Governo

Promoções e saldos com novas regras aprovadas pelo Governo

Com o objetivo de garantir que os preços cobrados nas promoções e saldos são mais baixos do que o valor a que foi comercializado nos três meses anteriores, o Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um conjunto de novas regras que se aplicam ao comércio em Portugal. 

Crédito à habitação está a abrandar com novas regras do Banco de Portugal

O travão imposto pelo Banco de Portugal (BdP), em julho de 2018, à atividade de crédito da banca nacional está já a dar resultados práticos. Os bancos estão a reduzir o montante de empréstimos concedidos para a compra de casa, registando-se uma tendência de quebra pelo terceiro mês consecutivo. Em setembro, segundo os dados mais recentes do supervisor do sistema financeiro, foram dados 790 milhões de euros.
Novas regras no crédito à habitação: bancos com poder para limitar Euribor negativas

Novas regras no crédito à habitação: bancos com poder para limitar Euribor negativas

O decreto-lei que vai entrar em vigor em janeiro de 2018, mudando as regras dos empréstimos à habitação - por via da transposição da diretiva europeia do crédito hipotecário - prevê a definição de limites máximos e mínimos nas taxas de juro aplicadas nos novos financiamentos. Ou seja, travar as chamadas Euribor negativas, que têm permitido às famílias portuguesas uma significativa poupança na prestação da casa, nos últimos dois anos.