
A revolução das casas pré-fabricadas continua a crescer e a qualidade da habitação também. Num momento em que o setor imobiliário está focado em criar projetos sustentáveis e facilitar a fabricação de casas, este tipo de construção popularizou-se no mercado. Mas muitas vezes existe a ideia de que as casas pré-fabricadas tendem a ser muito simples ou instáveis, com um design básico, que pode não atender às necessidades oferecidas por uma casa tradicional. Nada está mais longe da realidade.
O setor profissionalizou-se a ponto de ter cada vez mais empresas comprometidas com a industrialização. Um exemplo disso é a marca Ubiko, que foi criada em 2012 pelo estúdio de arquitetura Viraje, com sede em Valência. Esta empresa cria casas através de um sistema industrializado, onde o cliente participa desde o início do processo de projeto.

Os arquitetos e engenheiros pensam o projeto em conjunto com os proprietários, para que atenda a todas as solicitações do cliente, e levem em conta as suas rotinas para ajudá-los a economizar no consumo de água e energia elétrica, por exemplo.
A estrutura das casas é feita em fábrica, para evitar imprevistos no resultado final. Depois de prontas as paredes, elas são transportadas até o terreno para montar a casa, e esse processo costuma durar em média cinco meses.
Alguns dos exemplos mais marcantes desta empresa são estas três casas pré-fabricadas, onde se pode apreciar a eficiência e qualidade do design industrializado.
Casas pré-fabricadas de luxo: UP38 La Bahía


Casa de luxo pré-fabricada: UP48 El Refugio


Habitação luxo pré-fabricada: UP91

Este último exemplo é uma casa pré-fabricada longitudinal dividida em dois ambientes e possui duas fachadas principais. A primeira é focada em áreas privadas, mais em escala humana. Esta parte abriga os quartos e áreas da casa reservadas para uso pessoal.
A segunda fachada é a que se mostra ao mundo, é mais alta e constitui o troço onde se situam as zonas nobres e de uso comum da casa. Sendo a fachada principal, tem também a entrada da casa e acesso aos espaços de lazer exteriores.

Para poder comentar deves entrar na tua conta