Rendas das casas subiram em todas as regiões, com o Algarve (2,9%) e Lisboa (2,7%) a apresentarem os maiores aumentos, diz o INE.
Comentários: 0
Arrendar casa mais caro
Pexels

Arrendar casa em Portugal está a ficar mais cada vez mais caro. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), as rendas das casas por metro quadrado aumentaram 2,6% em maio face ao mesmo mês de 2021, acelerando 2,4% face a abril. Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação.

O boletim do INE publicado esta terça-feira, dia 14 de junho, veio confirmar que a inflação - medida pela variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) - foi de 8,0% em maio de 2022. E revelou também que "a variação homóloga das rendas de habitação por metro quadrado foi 2,6% em maio de 2022 (2,4% no mês anterior)", lê-se no documento.

As rendas das casas subiram em todas as regiões portuguesas, sem exceção, nota ainda o instituto. "Todas as regiões apresentaram variações homólogas positivas das rendas de habitação, tendo o Algarve (com 2,9%) e Lisboa (com 2,7%) registado os aumentos mais intensos", indica.

No que diz respeito à variação mensal, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado registou uma evolução de 0,3% - valor idêntico ao do mês anterior. "As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram os Açores e o Algarve com taxas de 0,5% e 0,4%, respetivamente, não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respetivo valor médio das rendas de habitação", explicam ainda.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade