A imaginação é uma daquelas qualidades que as crianças têm quase irremediavelmente. Infelizmente, muitos de nós perdemos essa capacidade que outrora tivemos e com a qual criamos mundos fantásticos adaptados às nossas necessidades. Felizmente, alguns ainda têm esse dom e até o aplicam no dia a dia ou no trabalho. E o mundo da arquitetura é um dos mais propícios para isso, como demonstra esta casa na árvore, construída pelo Ryan Street Architecture Studio em Austin, capital do estado do Texas, mas inspirada nos desenhos da filha dos proprietários.
Projetada principalmente para ser um espaço de lazer no quintal para as duas filhas, o casal decidiu transformar a casa na árvore em algo muito maior. Empoleirada no topo de um sistema de estacas que imitam aglomerados de galhos de árvores, a Tree House quase parece flutuar acima da clareira.
A construção é coberta com ripas de madeira irregulares, extraídas de alguns abetos. Desta forma, mantém-se uma certa coerência com a residência principal do casal, situada a poucos metros à frente.
Os painéis espelhados na fachada permitem o reflexo de tudo o que os rodeia, criando a ilusão de que as árvores e a vegetação estão mais próximas do que realmente estão, dando-lhe um toque mais mágico e exuberante.
Construídos numa fábrica, os painéis foram transportados até ao local escolhido para a sua construção. Dessa forma, a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente materializa-se, evitando o excesso de desperdício e agilizando o processo de montagem da casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta