Em Castelo Rodrigo, na Guarda, e Sernancelhe, em Viseu, é possível comprar uma casa de 100 m2 por menos de 25 mil euros.
Comentários: 0
Casas baratas para comprar
Pexels

Na hora de comprar casa num contexto de alta inflação e de subida dos juros no crédito habitação, um dos fatores a ter em especial atenção são os preços das habitações, que não param de crescer em território nacional. Se estás à procura de uma casa para comprar toma nota dos 10 concelhos onde as casas são mais baratas em Portugal. E tem em vista também onde se encontram as casas mais caras à venda em todo país.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o preço mediano das casas em Portugal foi de 1.346 euros por metro quadrado (euros/m2), tendo em conta as vendas de habitações realizadas os 12 meses entre abril de 2021 e março de 2022. Este valor aumentou +3,8% relativamente ao ano acabado no trimestre anterior e +12,4% relativamente ao ano acabado no trimestre homólogo, destaca o boletim publicado esta quinta-feira, dia 14 de julho de 2022.

Dos 300 concelhos portugueses com dados disponíveis, contam-se 46 em que os preços das casas são superiores à mediana nacional neste período. Sendo que, a grande maioria – 245 municípios em concreto – apresenta valores medianos das casas inferiores a 1.346 euros/m2.

Na análise aos preços das casas praticados nos municípios portugueses, o INE não tem dados disponíveis para 8 concelhos: Boticas, Penedono, Alfândega da Fé, Vimioso, Barrancos, Lajes das Flores, Santa Cruz das Flores e Corvo.

Onde comprar casas mais baratas
Pexels

Quais são os 10 municípios com as casas para comprar mais baratas?

É sobretudo no interior de Portugal onde se concentram os 10 concelhos que oferecem as casas mais baratas do país. Desta lista, cinco municípios situam-se na Guarda, um em Viseu, um em Castelo Branco e outro em Bragança. Observa-se ainda um em Coimbra (Pampilhosa da Serra) e outro na ilha da Graciosa, nos Açores (Santa Cruz da Graciosa).

É em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, que é possível comprar as casas mais baratas de todas, apresentando um custo de 177 euros/m2 no período referente aos últimos 12 meses terminado em março de 2022. Aqui uma casa de 100 m2 pode custar apenas 17.700 euros.

Logo a seguir está a vila de Sernancelhe, em Viseu, onde comprar casa tem um custo de 220 euros/m2, mostram os dados. Vila Velha de Ródão, em Castelo Branco, aparece em terceiro lugar entre os municípios mais baratos para adquirir habitação (224 euros/m2).

Estes são os concelhos com as casas mais caras para comprar

No lado dos locais mais caros para adquirir uma habitação, o distrito de Faro é aquele que reúne maior número de concelhos (5) neste top 10. E logo a seguir está o distrito de Lisboa, representado por quatro municípios. O distrito do Porto só tem mesmo um que é o próprio município da cidade Invicta: está na sexta posição, apresentando um custo de 2.332 euros/m2 nos últimos 12 meses com término em março de 2022.

Sem surpresas, o município onde comprar casa é mais caro no país é Lisboa – custa 3.642 euros/m2. Isto quer dizer que uma casa de 100 m2 tem o custo mediano superior a 364 mil euros, sendo por isso cerca de 20 vezes mais cara do que uma casa à venda em Figueira de Castelo Rodrigo, o município que tem as habitações mais baratas do país à venda.

Em segundo lugar está Cascais, também em Lisboa, onde comprar uma casa tem o custo de 3.184 euros/m2. E em terceiro está Loulé, em Faro, apresentando um custo mediano de 2.750 euros/m2, revela o INE. Todos os municípios deste ranking do 10 mais caros para comprar casa têm valores por metro quadrado superiores a 2.000 euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta