A Airbnb reabilitou uma dessas casas na vila Sambuca, Sicília, e agora está à procura de alguém para lá viver durante um ano.
Comentários: 0
Casas por um euro em Itália
Davide Mandolini

As casas por um euro estão ao rubro em Itália. São várias as aldeias e vilas que aderiram à iniciativa e uma delas é Sambuca na ilha de Sicília. Agora esta pequena vila voltou para as bocas do mundo por outro motivo: a Airbnb reabilitou uma dessas casas e está à procura de alguém para lá viver durante um ano sem pagar renda. Curioso? Explicamos tudo.

Situada no coração da vila de Sambuca, a casa por 1 euro adquirida pela Airbnb foi renovada por completo. E foi o gabinete de arquitetura italiano, Studio Didea, o responsável por transformar a casa, utilizando materiais e cores que se adaptam à paisagem local. A estrutura é um “exemplo da fascinante arquitetura típica siciliana”, dizem em comunicado. Isto porque combina o design contemporâneo com elementos que foram trabalhados manualmente por artesãos locais.

E como é a casa por um euro renovada? Trata-se de um edifício de três andares, sendo que o rés-do-chão é composto por uma pequena sala de estar e um quarto principal com casa de banho privada. O primeiro andar tem uma sala de estar, uma cozinha, uma área de trabalho, uma casa de banho e um quarto num mezanino. E no último andar, há outra sala de estar com um sofá-cama, descrevem no documento.

Casas por 1 euro
Claudia Zalla

O que preciso fazer para te candidatares?

Agora, esta casa está disponível para ser o lar de alguém - pelo menos durante algum tempo. A Airbnb procura candidatos que estejam dispostos a viver na Sambuca por pelo menos três meses consecutivos até ao máximo de um ano. A pessoa selecionada pode trazer um amigo, parceiro ou família (para um máximo de dois adultos e duas crianças).

Os candidatos devem estar empenhados em integrar-se na vida da vila e fornecer serviços de anfitrião da Airbnb, recebendo pessoas de todo o mundo nesta casa. E note-se que a “pessoa selecionada receberá todos os rendimentos que gerar como anfitriã na Airbnb”, referem ainda no documento.

Para te inscreveres tens de cumprir alguns requisitos: ter mais 18 anos, estar disponível para te mudares para a vila a partir de 30 de junho de 2022 e falar inglês fluente. A pessoa selecionada poderá fazer parte de um programa de orientação que inclui aprender italiano e assistir a aulas de cozinha italiana.

O anfitrião terá, assim, a oportunidade de morar na casa totalmente reformada de forma totalmente gratuita, tendo ainda a possibilidade de continuar a trabalhar remotamente.

“A beleza deste projeto é que não só dá uma segunda oportunidade a uma casa abandonada no coração da nossa terra, mas é também uma segunda oportunidade para a pessoa que se muda para cá. É uma possibilidade real de transformação tanto para a casa como para o anfitrião. Estamos à procura de alguém que queira integrar-se na vida da vila, interagir com os vizinhos e participar em eventos comunitários importantes, desde a vindima até à apanha da azeitona. Esperamos de braços abertos pela pessoa escolhida”, disse Leonardo Ciaccio, presidente de Sambuca di Sicilia, Itália.

Localizada a menos de 80 km a sul de Palermo, a vila Sambuca é uma pequena localidade rural siciliana de cerca de 6.000 habitantes, caracterizada por uma mistura de culturas e estilos arquitetónicos italianos e norte-africanos.

Custo de vida em Itália
Claudia Zalla

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta