Ripacandida, na região de Basilicata, no sul da Itália, aderiu à iniciativa de casas por 1 euro para reabilitar centro histórico.
Comentários: 0
Casas por 1 euro em Ripacandida
Giuseppe Cillis (CC BY-SA 4.0)

A pequena localidade de Ripacandida, na região de Basilicata, no sul da Itália, aderiu à iniciativa de casas por 1 euro para recuperar o centro histórico da aldeia. Ripacandida caracteriza-se pelo seu enquadramento medieval, com apenas 1.700 habitantes, e possui alguns palácios e casas históricas. Os interessados ​​podem também investir em alojamento turístico, ou em comércio, em troca da reabilitação da zona.

Ripacandida ergue-se numa falésia imersa nas colinas da zona de Buitre-Melfese. O território estende-se também ao longo das encostas do maciço vulcânico do Monte Vulture e constitui uma vasta área da região da Lucania, caracterizada pelo cultivo e produção de uvas da casta Aglianico.

No centro histórico de Ripacandida encontram-se palácios senhoriais de 1700 e 1800, incluindo a Casa Lioy, uma mansão construída por volta de 1089. Destaca-se também a antiga residência nobre do Palácio B Affari-Rossi, dentro do qual se encontra a Galeria de Arte Cívica Ripacandida.

O principal objetivo da iniciativa é recuperar a função habitacional do centro histórico, com uma nova reforma urbana que privilegia a reabilitação de casas, mas também atividades de alojamento turístico e comércio.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta