Portugal é cada vez mais procurado por brasileiros para viver e investir. O que é que o país tem de tão atrativo?
Comentários: 2
investimento imobiliário brasileiro
Freepik

Portugal continua a ser um dos destinos preferidos dos brasileiros para viver e investir. Há cada vez mais famílias a mudar-se para território nacional e investidores interessados em fazer negócio no imobiliário. São atraídos pela segurança, estabilidade política e económica, mas também pela facilidade na comunicação e custo de vida baixo – comparativamente a outros países na Europa. O "apetite" dos investidores do outro lado do Atlântico pelo mercado imobiliário nacional continua “vivo”, mas a verdade é que também há cada vez mais portugueses atentos a oportunidades no Brasil. E este será o mote do SIMM! Lisboa 2022, um evento que irá juntar vários especialistas do setor, esta segunda-feira, dia 12 de setembro, para um debate sobre o mercado e negócios entre os dois países.

A primeira edição do projeto “Missão Mercado Imobiliário Portugal”, que vai realizar-se na União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa, será guiado por Ana Gomes, especialista em marketing imobiliário e CEO da Remax ForEver, e junta nomes como Augusto Cury, o psiquiatra e escritor brasileiro mais lido do mundo com 35 milhões de livros vendidos; Marcus Araujo, autor do best seller “Meu imóvel meu mundo” e Massimo Forte, Real Estate Influencer e especialista em mediação imobiliária que falará como um italiano vive apaixonado pelo imobiliário em Portugal.

Portugal cada vez mais procurado por brasileiros para viver

O SIMM! Lisboa 2022 é um evento que pretende “estreitar relações comerciais entre Portugal e o Brasil, desde logo pelo crescente interesse dos brasileiros em investir no nosso país”, tal como explica Ana Gomes ao idealista/news. A especialista em imobiliário refere que Portugal tem registado um crescente interesse de clientes estrangeiros, com o primeiro semestre do ano a representar 21,5% dos negócios da rede Remax, por exemplo. Numa comparação com igual período de 2021, diz, o número de transações envolvendo clientes estrangeiros aumentou cerca de 57%, com os clientes brasileiros a serem os mais intervenientes, assegurando 30,6% das transações.

Brasil
unsplash

há dois tipos de clientes brasileiros de olho no país: os que procuram uma oportunidade para mudar de vida e escolhem Portugal como destino final, e neste caso, “falamos maioritariamente de procura para arrendamento”, e os clientes investidores “que compram com uma expectativa de rentabilidade a médio e longo prazo”, explica Ana Gomes.

Este perfil de cliente investidor, refere, também compra para ter uma casa de férias em Portugal, “naturalmente na expectativa de igual valorização a médio e longo prazo”. Por norma, segundo a especialista em imobiliário, os brasileiros procuram produto novo, especialmente na zona de Lisboa e linha de Cascais – o distrito de Lisboa representa 47,9% das transações. Também existe procura a norte do país, como é o caso do distrito do Porto, onde as transações pesam 10%. Recorde-se que um estudo recente do idealista sobre os 5 municípios que mais despertam interesse nos estrangeiros, por nacionalidades, destaca precisamente Lisboa, Cascais e Porto como cidades que mais atraem os brasileiros.  

E também por isso “este evento tem claramente uma importância muito relevante nas relações ao nível do mercado imobiliário entre os dois países”, segundo Massimo Forte. De acordo com o especialista em mediação imobiliária, o SIMM! Lisboa 2022 irá juntar “um número considerável de profissionais de ambos os territórios, cujo o objetivo será a troca de experiências e também estimular eventuais parcerias de negócio, sendo os investidores brasileiros ainda hoje das nacionalidades que mais investe no imobiliário em Portugal”.

Por que é que os brasileiros escolhem Portugal?

Para Massimo Forte, os brasileiros “olham para Portugal como um país extremamente agradável para se viver, sendo o fator segurança o mais indicado para a mudança”. Além disso, refere o consultor, coach e formador, “a cultura e o idioma acabam por ser vantagens inequívocas para essa mudança”. “Não podemos esquecer a questão do investimento em si, e obviamente o Golden Visa, mesmo que hoje limitado em algumas zonas do país”, acrescenta o Real Estate Influencer.

Ana Gomes destaca a “segurança, hospitalidade, boa gastronomia, facilidade na comunicação (a mesma língua), custo de vida baixo, comparativamente a outros países da Europa”, bem como “o clima, estabilidade política e económica”. “No caso do Brasil acredito que a língua é claramente uma vantagem, assim como a segurança em investir num mercado estável. Para além disso, o custo de vida é baixo. Somos um dos países mais acessíveis na Europa”, argumenta.

Lisboa
pexels

A responsável considera que Portugal tem feito uma “trajetória admirável” na captação de investimento estrangeiro, e adianta que o investimento de brasileiros em Portugal “nunca se limitou ao objetivo de obtenção do Golden Visa, ao contrário de outros clientes estrangeiros”. Ainda assim, esta ferramenta mantém a sua eficácia na captação de investimento, apesar das restrições, uma vez que o Governo colocou um travão ao regime de vistos gold nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

O investimento de brasileiros em Portugal continua a ser maior do que o investimento de portugueses no outro lado do Atlântico. Contudo, segundo Ana Gomes, uma das razões deste evento, “é precisamente alterar essa realidade e explorar a vertente do investimento de portugueses no Brasil, sendo um momento de oportunidade, face ao valor do euro em relação ao real, bem como pela extensa diversidade de oferta de produto novo e diferenciado nas mais variadas regiões do Brasil”.

"Entendemos que o mercado imobiliário brasileiro amadureceu e pode ser uma boa oportunidade de investimento, regiões novas como Balneário Camboriú, no Estado se Santa Catarina já recebe investidores de mais de 30 países, mas é pouco conhecida do público de Portugal, que estava mais acostumado com São Paulo e Rio de Janeiro. Já os brasileiros também descobrirão novas oportunidades como Ericeira, Comporta e Peso Da Régua. Acredito que não há nada contra quando o nosso foco é o compartilhamento de ideias", acrescenta Marcus Araujo.

Relação entre Portugal e Brasil tem “enorme potencial ainda por explorar”

"Vivemos um novo mundo onde as fronteiras do morar foram expandidas, Portugal e Brasil apresentaram similaridades incríveis nas novas demandas imobiliárias e queremos promover uma maior interação e aprendizado entre esses dois mundos", aponta, por sua vez, Marcus Araujo, salientando o nome do evento de hoje, SIMM, que é a abreviatura de Sapiens Immobilis. "Em nossa interpretação livre é o novo humano que emerge da pandemia super valorizando a propriedade imobiliária", esclarece o especialista brasileiro em imobiliário.

E também o primeiro-ministro português considera que, apesar de a cooperação luso-brasileira ser "profunda" há ainda um "enorme potencial por explorar", fazendo sentido "atualizar" o relacionamento entre os dois países. António Costa falava na cerimónia de atribuição ao Aeroporto de Faro da denominação oficial Aeroporto Gago Coutinho, no quadro das comemorações do bicentenário da independência do Brasil, que decorreu esta quarta-feira, dia 7 de setembro de 2022.

"Continua a ser necessário atualizar o nosso relacionamento político, económico, cultural e científico com este espírito inovador e de forte pendor tecnológico", afirmou o primeiro-ministro, acrescentando que “são muitas as oportunidades que nos impelem a explorar permanentemente em todos os domínios novas formas de fortalecer ainda mais os laços que unem os dois países e os dois povos”. Portugal e Brasil têm a ambição de “seguirem juntos para o futuro”, rematou.

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

bernardhardman
12 Setembro 2022, 17:06

Autor mais vendido do Brasil se chama Paulo Coelho e tem 210 milhoes de livros vendidos no mundo em mais de 150 países. Augusto Cury é só mais um....

erton
13 Setembro 2022, 3:23

Muito bom !!!

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade