
O mundo está repleto de desafios e incertezas. E todos os setores de atividade estão a sentir os ventos de mudança, nomeadamente o imobiliário e em concreto o negócio da mediação. A pandemia veio acelerar a digitalização, que está a ganhar força em tempos de crise como os que se vivem, marcados por subidas das taxas de inflação, juros e custos de construção, por exemplo. É caso para dizer que o “comboio” da tecnologia está a passar, e quem não o apanhar fica pelo caminho. “A tecnologia disponível hoje transforma o processo de venda de um empreendimento numa viagem mais rápida, mais previsível e até mais eficiente”, diz ao idealista/news João Félix da Costa, CEO da startup portuguesa Gigantic, que tem nova solução 3D para o mercado imobiliário.
O grande desafio da mediação imobiliária é “saber gerir a mudança e como ter uma performance constante, oferecendo o mesmo nível de serviço, quando tudo à sua volta está a mudar”, disse-nos recentemente Pedro Pereira, diretor de Marketing da UCI Portugal, a propósito do Imocionate 2022, que se realizou dia 20 de outubro de 2022. João Félix da Costa considera que o momento atual é de “revolução digital”, pelo que “quem não se adaptar passará por grandes dificuldades, assim como quem abraçar a transição digital encontrará grandes oportunidades”.
Segundo o responsável, “aqueles que tiverem a capacidade de perceber mais rapidamente este novo mundo e as oportunidades que ele encerra sairão desta fase claramente vencedores”. “Com a performance digital aplicada ao imobiliário as possibilidades aumentam infinitamente”, conta.
Sobre a nova solução 3D que a empresa lançou para o mercado imobiliário, em parceria com a polaca Resimo, considera que se trata de “um serviço que vem melhorar a experiência de visita virtual de potenciais clientes a empreendimentos”, contribuindo “para o aumento das taxas de conversão de visitantes e tráfego em leads e vendas”.
Estes são alguns dos temas abordados na entrevista concedida por escrito por João Félix da Costa ao idealista/news, que pode ser lida em baixo na íntegra.

A Gigantic é uma startup que foi fundada em 2020 e que se especializou no setor imobiliário, certo? Fale-nos um pouco sobre a atividade da empresa?
A Gigantic é uma agência de performance digital que se tem vindo a especializar no mercado imobiliário, mas também em outras áreas como o retalho alimentar, a saúde ou a moda.
Aquilo que fazemos é trabalhar todo o ecossistema digital por forma a gerar leads e vendas de forma rápida, combinando a última tecnologia disponível com uma equipa especializada em performance.
Que balanço faz da atividade, tendo em conta que o mundo atravessa uma pandemia e, agora, uma guerra?
Estamos em plena revolução digital. A nossa relação com o mundo exterior mudou. Hoje qualquer pessoa espera poder fazer o máximo de coisas através do digital antes de ter de se deslocar fisicamente. Isso é verdade tanto para as nossas consultas médicas, como para o processo de compra da casa.
Quem não se adaptar passará por grandes dificuldades, assim como quem abraçar a transição digital encontrará grandes oportunidades, quer ao nível das vendas, quer na eficiência e nos recursos despendidos ao longo do próprio processo de venda.
"Estamos em plena revolução digital. A nossa relação com o mundo exterior mudou. (...) Quem não se adaptar passará por grandes dificuldades, assim como quem abraçar a transição digital encontrará grandes oportunidades (...)."
Em relação ao mercado imobiliário, sentimos que começa a existir por parte dos promotores uma grande aposta em canais digitais próprios e que começam a olhar para os mediadores como mais um canal entre muitos.
Nos projetos em que estamos envolvidos, cerca de 80% das vendas provêm de canais ou campanhas digitais dos próprios promotores.
Quem são os principais clientes do setor imobiliário da Gigantic? Mediadoras imobiliária, promotoras, construtoras…? Que serviço lhes presta a empresa?
Orgulha-nos muito podermos dizer que trabalhamos com toda a fileira do imobiliário, desde arquitetos, pequenas construtoras residenciais, passando por grandes promotores como a Emerge do Grupo Mota Engil ou a Solid Sentinel do Nooba, até a agências imobiliárias como a Sotheby's ou a Khourage.
Isto é um sinal da dinâmica do mercado e que mostra que em todos os setores do mercado existem empresas e pessoas que querem apostar na transição digital, mas a verdade é que ainda existe um longo caminho a percorrer. O investimento tem de ser significativamente maior.
"Em relação ao mercado imobiliário, sentimos que começa a existir por parte dos promotores uma grande aposta em canais digitais próprios e que começam a olhar para os mediadores como mais um canal entre muitos".
Os serviços que prestamos têm como objetivo invariavelmente trazer potenciais clientes ou compradores para estas empresas através das várias plataformas digitais. Depois, consoante o cliente específico, podemos focar-nos mais numa ou noutra disciplina, como SEO, Landing Pages, Paid Media, Social, Automação ou Email Marketing.
A Gigantic dispõe de um novo serviço relacionado com o setor imobiliário, uma solução 3D. Em que consiste este produto? Quando foi lançado, a quem se destina, quais os custos envolvidos, etc.?
A Gigantic tem um compromisso com os clientes e com o mercado de disponibilizar as últimas tecnologias disponíveis. Este novo serviço de 3D oferecido em conjunto com a Resimo, nosso parceiro tecnológico, enquadra-se nesse compromisso. Acreditamos que é um serviço que vem melhorar a experiência de visita virtual de potenciais clientes a empreendimentos e, estamos em crer, contribuirá para o aumento das taxas de conversão de visitantes e tráfego em leads e vendas.
Genericamente, hoje o que está disponível no mercado é a hipótese de fazer tour virtuais pelo interior dos apartamentos. Aquilo que oferecemos é a hipótese do potencial cliente visitar um empreendimento como um todo, começando a visita de fora para dentro, vendo o contexto do edifício na zona em que está localizado, visitando espaços comuns como jardins ou piscinas, percebendo a situação da sua moradia ou apartamento, e depois visitando cada unidade em particular. A mesma plataforma funciona tanto através de landing pages/websites, como no stand vendas através de touch screens, onde os comerciais podem fazer uma apresentação mais rica e detalhada do empreendimento.
"Acreditamos que [o novo serviço de 3D que oferecemos para o setor imobiliário] vem melhorar a experiência de visita virtual de potenciais clientes a empreendimentos e, estamos em crer, contribuirá para o aumento das taxas de conversão visitantes e tráfego em leads e vendas"
Este serviço destina-se essencialmente a promotores cujo processo de comercialização se inicie ainda antes da conclusão das obras, ou que pretendam abordar mercados estrangeiros, cujos potenciais compradores não tenham hipótese de se deslocar ao país.

O que têm a ganhar os vários players do setor imobiliário com este novo serviço? Porquê?
Existe uma grande tendência para cada vez mais potenciais clientes procurarem informação em self-service sobre um empreendimento ou unidade antes de efetuarem um pedido de contacto. Qualquer solução que melhore essa experiência, que permita aos potenciais clientes entenderem exatamente como será o seu apartamento ou moradia, em que posição fica, como é a exposição solar, qual é a vista que tem, será um fator diferenciador, e que levará a vendas mais rápidas.
A Gigantic tem concorrência? O que a distingue das demais empresas?
Empresas digitais com foco em performance digital e vendas existem muito poucas. No entanto, temos uma grande concorrência de empresas que operam no setor digital, como a Fullsix ou Waynext. Aquilo que nos distingue é o compromisso de toda a equipa com resultados e vendas, mas também a utilização da última tecnologia em análise de dados e inteligência artificial. Os nossos clientes sabem que qualquer membro da nossa equipa só descansa quando os objetivos foram superados, e sabem também que qualquer recomendação ou opção que tomemos é sempre feita com base em dados e na perspetiva de melhorar os resultados.
"A tecnologia disponível hoje transforma o processo de venda de um empreendimento numa viagem mais rápida, mais previsível e até mais eficiente"
Digitalização, tecnologia e sustentabilidade são alguns dos termos cada vez mais usados no dia a dia, nomeadamente no setor imobiliário. Que contributo está a ter a Gigantic para o mercado também neste “campo”?
O contributo que podemos dar é garantir que qualquer empresa que nos procure tem à sua disposição o último know how, mas também as últimas tecnologias digitais relacionadas com o processo de comunicação e venda digital.
A tecnologia disponível hoje transforma o processo de venda de um empreendimento numa viagem mais rápida, mais previsível e até mais eficiente.
Temos dados disponíveis do funil de vendas de múltiplos projetos no setor imobiliário português, o que nos permite estimar com segurança qual o volume de visitantes que precisamos, para que exista uma lead qualificada, depois uma visita e depois uma venda. No limite, o promotor pode até decidir com que velocidade pretende vender, depende do investimento e do posicionamento do projeto em particular.
Inflação alta, preços das casas a aumentar, pouca oferta de casas, taxas de juro a subir, custos de construção a acelerar. Que impacto terão estes e outros fatores no negócio da mediação e promoção imobiliária em Portugal? E no negócio da Gigantic?
Aqueles que tiverem a capacidade de perceberem mais rapidamente este novo mundo e as oportunidades que ele encerra sairão desta fase claramente vencedores. Com a performance digital aplicada ao imobiliário as possibilidades aumentam infinitamente.
No processo tradicional, o proprietário fica à espera que o comprador entre na loja física ou online do seu mediador e que tenha a sorte, entre os milhares de imóveis listados, que seja o seu a ser exibido. Connosco o imóvel vai até aos potenciais compradores, estejam eles já à procura de comprar ou apenas a pensar nisso, estejam eles localmente em Portugal ou em qualquer país do mundo. Se corresponder ao perfil certo, é garantido que o potencial cliente vai tomar contacto com o imóvel, multiplicando exponencialmente as oportunidades de venda.
"Aqueles que tiverem a capacidade de perceberem mais rapidamente este novo mundo e as oportunidades que ele encerra sairão desta fase claramente vencedores. Com a performance digital aplicada ao imobiliário as possibilidades aumentam infinitamente"
A Gigantic está completamente alinhada com este novo paradigma e por isso esperamos continuar a crescer aceleradamente em Portugal e iniciarmos a nossa jornada de expansão para outros países europeus num futuro próximo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta