Apresentamos algumas casas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, porque o conforto não tem limites.
Comentários: 0
Mobilidade reduzida: imóveis adaptados
idealista

Melhorar a acessibilidade em casa é uma questão cada vez mais pertinente no mercado imobiliário. Hoje em dia, arquitetos, designers de interiores e até fabricantes de equipamentos para o lar procuram as melhores soluções para adaptar a vida doméstica para pessoas com necessidades especiais.

Mas como tornar uma casa acessível? Queremos ajudar-te a prevenir necessidades, sejam elas atuais, eventuais ou futuras, porque nunca sabemos o dia de amanhã. E a prevenção e informação nunca são demais. 

O que significa ter mobilidade reduzida?

mulher em cadeira de rodas
Pexels

A mobilidade reduzida é uma condição inerente a pessoas limitadas em termos físicos, sensoriais ou mentais de forma permanente ou temporária.

Apesar de pensarmos que a mobilidade reduzida refere-se apenas a portadores de deficiência, a verdade é que este termo também está associado a pessoas com mobilidade condicionada em situações transitórias, como a recuperação de uma operação ou acidente.

Incluem-se no grupo de pessoas com mobilidade reduzida, os seguintes casos:

  • Idosos;
  • Pessoas com usam cadeiras de rodas (muletas, andarilhos ou bengalas);
  • Pessoas com baixa estatura;
  • Pessoas com dificuldades sensoriais (cegos ou surdos);
  • Pessoas com paralisia cerebral;
  • Grávidas, pessoas com bebés ao colo ou com crianças;
  • Indivíduos recentemente operados e com dificuldade em movimentar-se.

Características dos imóveis adaptados para pessoas com mobilidade reduzida

Casa adaptada a pessoas com mobilidade reduzida
idealista

Tornar a casa acessível significa adaptá-la àqueles que a habitam, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida. Mas como é que isso se revela em termos práticos? É importante existir acessibilidade em todas as divisões com:

  • Portas largas e divisões amplas;
  • Pisos térreos e instalação antiderrapante;
  • Casas de banho adaptadas com banheiras e duches equipadas com barras de apoio, que poderão ser fundamentais em outros espaços ou cantos;
  • Espaço livre sobre as pias;
  • Cadeiras elevatórias;
  • Fixação de móveis e proteção dos cantos;
  • Armários com portas de correr, altura e puxadores apropriados;
  • Iluminação LED com sensores de movimento nos corredores, etc.

Algumas casas e apartamentos adaptados para mobilidade reduzida também deverão dispor de outros equipamentos, como elevadores espaçosos a fim de preservar condições habitacionais requeridas pela própria lei.

Vantagens de ter uma casa com mobilidade reduzida

Uma casa adaptada para pessoas com mobilidade condicionada aumenta o seu valor de mercado e garante maior autonomia e conforto a todas as pessoas, sejam residentes ou até convidados. Outras vantagens de ter uma casa com mobilidade reduzida:

  • Casas e apartamentos naturalmente acessíveis: uma casa acessível é uma preocupação cada vez maior da sociedade nos dias de hoje. Pode, por exemplo, despertar o interesse de quem esteja à procura de uma casa nova;
  • Maior segurança para superar desafios: acessibilidade também é sinónimo de segurança. Sem estas características, seria impossível para certas pessoas ou para os seus cuidadores pessoais realizarem tarefas quotidianas, consideradas banais para outros;
  • Funcionalidade do lar: imóveis mais acessíveis são práticos e funcionais seja pelas barras de apoio em chuveiros ou portas amplas. Quem tem uma casa acessível tem espaços sempre confortáveis;
  • Inclusão social: quanto mais rápido os imóveis se adaptarem à acessibilidade, menor serão as preocupações sociais. Além disso, este grupo de pessoas, poderá sentir-se mais integrado na sua família, no seu condomínio e, obviamente, na própria sociedade civil.

E quanto às desvantagens? Na verdade não existem! Uma casa acessível é uma excelente opção para viver, para te sentires bem contigo e com os teus e para preservar laços únicos com quem tem mais limitações.

É possível adaptar uma casa normal?

Adaptar um casa normal
idealista

É realmente possível melhorar a acessibilidade da casa através de soluções específicas e outras ligeiras mudanças, que farão a diferença. Pode adaptar uma casa para pessoas com mobilidade reduzida em todas as divisões através de pequenas mudanças. 

É importante que tenhas em conta o tipo de limitação e tentes encontrar soluções que correspondam às necessidades reais e pensar a divisão de forma a evitar acidentes domésticos. Por exemplo, podes apostar nos espaços amplos com poucos objetos pelo caminho, otimizar os sistemas de organização e regular a altura dos móveis de forma a permitir a realização de ações de forma prática e segura. 

O que diz a lei das acessibilidades?

Para conhecer em pormenor como deve ser feita a reabilitação dos imóveis e garantir a sua comodidade para pessoas com mobilidade reduzida deves ler a lei das acessibilidades (em Portaria n.º 301/2019).

Neste documento fica claro que existem três tipos de intervenções e que cada uma delas respeita certas medidas:

  • Intervenção simples deve ser garantida a "acessibilidade […] por utilizadores com mobilidade condicionada que não utilizem cadeira de rodas";
     
  • Intervenção média deve "garantir a acessibilidade […] por utilizadores com mobilidade condicionada, incluindo utilizadores de cadeira de rodas, na utilização de, pelo menos, uma parcela acessível da habitação e […] no acesso a partir do exterior da habitação”;
     
  • Intervenção profunda a acessibilidade deve estar assegurada a todas as pessoas com mobilidade condicionada “incluindo utilizadores de cadeira de rodas, na utilização de, pelo menos, uma parcela acessível por habitação, nas comunicações verticais e horizontais de acesso às frações, quer nos pisos, quer entre os pisos, bem como estacionamentos, arrecadações e espaços sociais de edifícios e respetivos logradouros”.

Se queres comprar uma casa que já esteja adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, podes espreitar os vários imóveis adaptados, sejam moradias ou apartamentos, no idealista com preços a começar nos 70 mil euros

Mobilidade reduzida: casa para todas as necessidades

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta