Ministério da Habitação adianta que prevê publicar até ao final do ano legislação que permitirá conjugar o PAA com o Porta 65.
Comentários: 0
arrendamento
Pexels
Lusa

O Governo assegurou que "está a trabalhar na agilização de procedimentos" referentes ao Programa de Arrendamento Acessível (PAA), ao abrigo do qual foram celebrados "950 contratos" desde 2019. O Ministério das Infraestruturas e da Habitação respondeu assim às perguntas enviadas pela Lusa na sequência das críticas feitas pela Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), que considerou que o PAA "está muitíssimo longe de cumprir os objetivos" declarados quando foi criado, em 2019.

Na resposta, o Ministério adianta que prevê publicar até ao final do ano legislação que permitirá conjugar o PAA com o Porta 65, sistema de apoio financeiro ao arrendamento jovem. 

Sobre os apelos à descomplicação do PAA, que os proprietários qualificam como "extremamente burocrático e ineficiente", o Ministério recorda que "já no início de 2022 foi feita uma simplificação", que passou a "permitir a notificação imediata entre oferta e procura quando assentem nos mesmos critérios".

Segundo dados atualizados a outubro pelo próprio Ministério, foram celebrados 950 contratos ao abrigo do PAA desde 2019, o que o Governo considera ser uma "contínua evolução".

Num comunicado enviado esta segunda-feira, 21 de novembro de 2022, e depois de analisar os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a ALP disse ter concluído que, durante 2022, "o PAA conseguiu apenas atrair pouco mais de 400 alojamentos", o que representa 0,1% do total de contratos de arrendamento.

Na mesma resposta enviada à Lusa, o Executivo contesta as críticas da ALP de que as estruturas representativas do setor da habitação e do arrendamento não têm sido ouvidas.

"Além das reuniões bilaterais que são promovidas sempre que requeridas ou vistas como necessárias, também no âmbito do Conselho Nacional de Habitação (onde têm assento) e no âmbito da consulta sobre instrumentos e propostas estratégicas como o Programa Nacional de Habitação, o setor é sempre consultado sobre as decisões tomadas em matéria de arrendamento", responde.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta