Descobre quanto custa comprar casa no teu município neste mapa preparado pelo idealista/news com os dados mais recentes do INE.
Comentários: 0
Quanto custa comprar casa em Portugal
Foto de Gustavo Fring no Pexels

Na hora de encontrar uma nova casa para morar há, sobretudo, dois fatores que têm maior peso: a localização e o preço da casa. A verdade é que ambos andam de dão dadas: é no litoral que há maior procura de casas para comprar e é também aqui que os preços das habitações são mais altos. Já no interior do país, onde há uma menor procura, as casas à venda apresentam valores bem mais baixos. É isso mesmo que confirmam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira divulgados. Fica a conhecer quais são os preços das casas de cada município de Portugal neste mapa preparado pelo idealista/news. 

As famílias que procuram uma nova casa para viver em Portugal vão deparar-se com preços das habitações bem mais elevados do que no passado. Isto porque os preços das casas à venda estão a subir desde o final de 2013. Mas a boa notícia é que em 254 municípios portugueses é possível comprar casa por um valor inferior à mediana nacional, de 1.446 euros/m2, um valor calculado a partir das casas vendidas no país entre outubro de 2021 e setembro de 2022, revelam os dados do INE esta quinta-feira publicados (dia 2 de fevereiro). Isto significa que na maioria dos concelhos do país é possível comprar uma habitação de 100 metros quadrados por menos de 145 mil euros.

O mapa preparado pelo idealista/news, que reúne dos dados do INE, mostra isso mesmo. Os tons mais claros, que refletem onde é mais barato comprar casa, invadem quase todo o território, à exceção do litoral e das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

É no interior do país onde se concentram os tons mais claros, pois é aqui onde se encontram as casas à venda a preços mais acessíveis. Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, é o concelho que possui os preços medianos das habitações mais baixos de todo o país, custando apenas 171 euros/m2 nos últimos 12 meses terminados no terceiro trimestre de 2022. Ou seja, uma casa de 100 m2 neste município pode custar cerca de 17 mil euros.

Já os tons mais escuros refletem onde é mais caro adquirir casa no país. “No período em análise, 46 municípios apresentaram um preço mediano superior ao valor nacional, localizados maioritariamente nas sub-regiões do Algarve (14 em 16 municípios) e da Área Metropolitana de Lisboa (16 em 18)”, apontou o instituto no mesmo documento. É precisamente Lisboa (3.785 euros/m2 ), Cascais (3.371 euros/m2) e Oeiras (2.929 euros) que apresentam os preços das casas para comprar mais elevados de todo o território nacional.

Fica a conhecer quanto custa comprar casa nos 300 municípios portugueses com dados disponíveis pelo gabinete nacional de estatística neste mapa preparado pelo idealista/news. A amostra do INE não apresentou valores para oito concelhos dos 308 que compõe o território nacional: Freixo de Espada à Cinta, Penedono, Vimioso, Barrancos, Calheta, Corvo, Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta