Da Lat é uma cidade vietnamita, capital da província de Lam Dong. É conhecida como a cidade das flores e são muitos os casais em lua de mel que a visitam para desfrutar de um ambiente quase mágico, com belas vilas francesas, ar puro, cascatas impressionantes e lagos situados num vale verdejante com uma beleza digna de um cartão postal.
Com um clima temperado que contrasta com o clima tropical de algumas regiões do país, é conhecida como Le Petit Paris, já que sua arquitetura, boa parte construída durante a ocupação francesa, incluindo uma réplica da Torre Eiffel, tem muita influência da capital gaulesa.
Neste ambiente, não é raro encontrar lugares cujo propósito é atrair um turismo quase de luxo. Exemplo disso é esta fantástica moradia, conhecida como Villa of the Star, localizada numa floresta da cidade.
Projetada pelo APS concept, a casa foi construída tendo como referência três pilares principais: conectividade, localidade e sustentabilidade. A residência funde-se perfeitamente com a floresta circundante, construindo uma ligação serena entre o ser humano e a natureza.
A estrutura é construída com uma variedade de materiais de origem local, incluindo pedra, madeira de pinho, betão, aço e tijolos. Perto do local onde se ergue esta casa impressionante, existe um rio, pelo que foi construído um muro natural para proteger a casa de deslizamentos de terras e chuvas fortes. O muro foi construído com pedras o que ajuda a não afetar o estado natural.
A casa é composta por três blocos principais, duas unidades cobertas e uma parte inferior que funciona como piso térreo. A parte inferior foi revestida em pedra emaranhada e suporta as duas unidades cobertas. Ambos os componentes do telhado pontiagudo foram construídos em madeira natural, cada um com uma cor diferente.
O material selecionado pela equipa de design para a casa foi madeira de pinho modificada, popular pela sua resistência à humidade, ao mofo, às térmitas, ao calor, e pela sua estabilidade, durabilidade e respeito pelo meio ambiente.
O que torna o edifício ainda mais interessante é o facto de que a madeira natural utilizada para a sua construção difere em cores. Os tons de madeira vão do claro ao escuro e têm sido usados em diferentes ambientes da casa. Enormes janelas de vidro oferecem vistas surreais da paisagem da floresta circundante e permitem a entrada de quantidades generosas de luz natural durante o dia.
As áreas comuns incluem a sala de estar e a cozinha, separadas das áreas privadas através da utilização de pisos de betão polido. O interior e o exterior estão subtilmente ligados através de portas de vidro, permitindo que se possa sair de casa para o exterior num layout flexível e aberto. Toda a intenção por detrás da estratégia de design da Villa of The Star foi permitir que moradores e hóspedes se aproximassem da natureza e proporcionar uma experiência onde as pessoas se sentissem em harmonia com a mesma, garantindo conforto, privacidade e segurança.
Para poder comentar deves entrar na tua conta