Os toldos parecem ser um elemento urbano que sempre esteve "presente" nas nossas cidades para nos proteger do tempo enquanto esperamos pelo autocarro, comboio ou elétrico. Quem não se lembra dos fantásticos toldos modernistas do metro de Paris ou do da Colonia de la Prensa em Madrid?
Ao longo do tempo, estas coberturas ornamentadas com ferro e impossivelmente curvas evoluíram. A maior parte deles foi feita com desenhos mais austeros e económicos, especialmente os utilizados como mobiliário urbano. Entretanto, outros, principalmente os localizados no sector privado, têm desenhos diferentes e até divertidos. Entre estes últimos, podemos citar um toldo do tipo "ovo estrelado" situado numa casa em Londres.
Extensão pequena e luminosa
A cobertura "ovo estrelado" é o resultado de uma extensão de um pátio interior escuro de uma casa entre guerras no leste de Londres, que foi dotada de uma grande entrada de luz. A conceção foi realizada pelo estúdio de arquitetura THISS Studio, no âmbito do projeto Sunny Side Up, e a sua principal caraterística é a carpintaria em madeira e o telhado curvo em alumínio.
A extensão foi concebida como se fosse uma peça de mobiliário e não uma arquitetura convencional, razão pela qual tem uma "estética divertida e não convencional no jardim, que também reflete o carácter lúdico dos clientes enquanto pessoas", nas palavras do estúdio. Esta conceção levou a uma solução de carpintaria de madeira exposta coberta por um dossel curvo que tanto os proprietários como o estúdio referem como um "ovo frito" ou "fried-egg".
O projeto Sunny Side Up prolonga o piso térreo da casa em três metros, ganhando espaço para o jardim interior e albergando uma sala de jantar luminosa. Este projeto difere da visão original do cliente, que pretendia uma extensão que ocupasse toda a largura da fachada. No entanto, o estúdio pensou na nova adição "numa escala doméstica e mais como uma peça de mobiliário para sentar e desfrutar, em vez de uma extensão típica dos espaços existentes".
Madeira sustentável
Estas alterações de design, que reduziram o tamanho da casa, obrigaram o estúdio a "considerar os materiais e a forma como se juntavam muito mais do que normalmente se faria, uma vez que todas as juntas e intersecções estavam expostas". Como resultado, o orçamento foi gasto principalmente na utilização de madeira de sapele de origem sustentável para a estrutura da extensão. Esta madeira também foi utilizada nos interiores, especificamente numa estrutura de treliça sob a grande claraboia existente acima da mesa de jantar e num banco embutido.
Debaixo de um ovo estrelado
Sobre a estrutura de madeira do novo espaço, e para criar sombra durante os meses de verão, foi instalada uma cobertura de alumínio que percorre o caminho desde a parte de trás da casa até à extensão. O telhado foi ligeiramente inclinado para permitir o escoamento da água, enquanto as extremidades do telhado foram cortadas a laser para lhes dar uma forma orgânica personalizada, o famoso "ovo estrelado".
"O jardim está virado a sul e recebe muito sol direto no verão, pelo que a cobertura funciona como um guarda-sol exterior, uma vez que a madeira exposta geralmente não gosta de muito sol, mesmo que seja tratada, pelo que a cobertura a protege da degradação e aumenta consideravelmente a vida útil do edifício", explica o gabinete de arquitetura.
Interiores
O interior da ampliação inclui uma cozinha com bancadas e resguardos em "terrazo italiano", acompanhada por um pavimento em ardósia escura que se prolonga pelo pátio. De facto, o espaço exterior foi tratado como uma divisão e não como um espaço separado. As janelas têm caixilhos em madeira de sapele e as portas de fole permitem uma ligação direta ao jardim. A janela de serviço permite a passagem de alimentos e bebidas do interior para o jardim, reforçando ainda mais esta ligação.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta