Filipa Roseta voltou a apelar à necessidade de haver consensos na Câmara Municipal de Lisboa (CML) tendo em vista parcerias a estabelecer com privados de forma a colocar mais casas no mercado. “Não podemos continuar com terrenos parados. Ninguém percebe como é que a câmara tem tanto terreno e não o mete em construção”, disse esta terça-feira (9 de abril de 2024) ao idealista/news a vereadora da Habitação, à margem da sua intervenção na sessão de abertura da 11ª Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (SRUL).
Recentemente, em entrevista, a autarca já tinha dado conta de que, no caso das parcerias a fazer com promotores imobiliários, tinha havido “um impasse”, não se tendo conseguido “chegar a um consenso”. “Vamos tentar ver se conseguimos um diálogo construtivo”, referiu na altura.
Agora, quando questionada sobre eventuais novidades sobre o tema, respondeu de forma clara: “Era muito importante haver um consenso e acredito que vamos conseguir tê-lo. Estamos a tentar construí-lo. Estamos disponíveis para recuar no que for preciso. Não podemos continuar com terrenos parados. Ninguém percebe como é que a câmara tem tanto terreno e não o mete em construção”.
A vereadora do Urbanismo “passou a bola” para a oposição e reiterou a necessidade e urgência de se chegar a um entendimento na CML, de forma a ser possível aumentar a oferta de habitação na cidade. “Tenho falado com a oposição, neste caso com o PS, porque os outros partidos são contra a ideia de parcerias, e com PS há diálogos, as diferenças estão nos detalhes. Mas [a negociação dos detalhes] tem de funcionar para os promotores imobiliários. Estamos disponíveis para trabalhar”, acrescentou.
"Precisamos de muito investimento na cidade"
Antes, durante a intervenção na sessão de abertura do evento, a autarca deixou também um alerta: “Precisamos de pessoas que tenham capacidade e vontade de fazer, pois precisamos de muito investimento na cidade”.
Filipa Roseta, que é arquiteta de profissão e vereadora da Habitação da CML desde outubro de 2021, partilhou ainda que o município tem o desejo, o sonho, de “juntar o crescimento exponencial da cidade com um estado social local”. “E todo o investimento que estamos a fazer vai nesse sentido”, frisou.
"Precisamos de pessoas que tenham capacidade e vontade de fazer, pois precisamos de muito investimento na cidade"
“Este crescimento exponencial, o enriquecimento das famílias e das pessoas, nunca pode acontecer sem um forte estado social local. Tem de se assegurar que ninguém é posto de fora, que ninguém deixa de ter oportunidades”, concluiu.
A SRUL decorre de 9 a 11 de abril no Lx Factory, em Alcântara – o idealista é portal oficial –, e durante os três dias do evento serão abordados temas relacionados com a habitação, o urbanismo e a construção sustentável, entre outros.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta