
Existem várias opções para quem está a pensar em mudar o chão, e uma delas é escolher revestimentos de chão sem juntas. Podes escolher revestimentos modernos, como o grés porcelânico e o efeito madeira. Descobre todas as ideias inovadoras para avançar com a tua obra, avaliando as vantagens, desvantagens e preços.
O que são os pavimentos modernos sem juntas
Apenas alguns tipos de pavimentos podem ser colocados sem juntas, nomeadamente o grés porcelânico e o grés porcelânico com efeito de madeira, o parquet flutuante ou colado, os pavimentos de resina e os pavimentos feitos de materiais como a borracha, o PVC e o vinil. Existem também tipos de pavimentos que não podem ser colocados sem juntas. Por exemplo, os pavimentos cerâmicos de todos os tipos necessitam de um espaço entre um ladrilho e o outro para garantir a estabilidade, a distribuição da carga por todo o pavimento e a impermeabilidade, pelo que é impossível colocá-los sem deixar o espaço necessário.
Pavimentos em grés porcelânico
Há uma boa razão para os pavimentos em grés porcelânico serem muito populares. Este tipo de revestimento é fácil de limpar, pode reproduzir muitos materiais diferentes, como o betão, a pedra ou o mármore, e é muito resistente ao desgaste. A escolha do grés porcelânico efeito madeira sem juntas permite-te obter um resultado semelhante ao material original, evitando todos os problemas, custos ou dificuldades que um pavimento de madeira pode acarretar.
Escolher um pavimento em PVC, vinil ou borracha
Estas três opções proporcionam um efeito muito diferente, consoante o material escolhido. Também diferem no assentamento, que pode ser entrelaçado ou colado. Recorda-te que o pavimento de borracha, em particular, é normalmente utilizado para diferentes necessidades, como o revestimento de superfícies irregulares (garagens, zonas de trabalho ou lazer, como o interior de escritórios ou ginásios). A durabilidade e a maleabilidade dos materiais permitem a criação de efeitos interessantes e a escolha de padrões arrojados, lisos ou com relevo.

Vantagens e desvantagens do assentamento sem juntas
As primeiras vantagens a pensar são as da durabilidade e da facilidade de limpeza. A simplicidade da colocação é também um fator importante para quem decide renovar, mas é uma boa ideia procurar aconselhamento profissional, especialmente com o grés porcelânico ou resinas. Entre as desvantagens de optar por pavimentos sem junta está a de possíveis problemas relacionados com a humidade: em condições subóptimas, é possível que se formem bolores e bactérias, que depois serão difíceis de remover e poderão danificar ou levantar o pavimento.
Conselhos úteis para a limpeza e manutenção
Os pavimentos sem juntas não requerem muita manutenção para se manterem durante mais tempo. A maioria destes materiais é difícil de manchar, uma vez que não absorvem líquidos e também mantêm o pó afastado. A ausência do clássico espaço entre os ladrilhos permite ter pavimentos onde se vê menos sujidade, que não se poderá acumular ao longo do tempo em zonas de difícil manutenção. Em muitos casos, a utilização de produtos específicos é sempre recomendada, se o pavimento estiver muito sujo, o cuidado e a limpeza constantes são capazes de dar excelentes resultados mesmo numa base diária.

Ideias de design para pavimentos modernos
O efeito obtido com a utilização de pavimentos sem juntas é sempre impressionante, quer se opte pelo estilo minimalista, escolhendo pavimentos de resina de cor clara, quer se pretenda obter um efeito quente e relaxante, escolhendo grandes placas de cor terracota. Se quiseres dar largas ao luxo, o efeito mármore continua a ser a escolha mais elegante, embora mais cara. Se, por outro lado, preferires um ambiente mais natural, mas ainda assim acolhedor, não há nada melhor do que o grés porcelânico com efeito de madeira combinado com mobiliário de estilo chalé.
As possibilidades são realmente muitas, basta pensar que até o pavimento em cimento é uma das escolhas mais populares no design de interiores contemporâneo, pela sua capacidade de fazer sobressair todos os tipos de gostos e objetos em casa.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta