Procuras uma nova casa? Já paraste para pensar nas vantagens de morar num estúdio? Se não, este é o momento certo para isso.
Comentários: 0
Apartamentos e estúdios novos à venda
idealista

A procura por estúdios tem aumentado nos últimos anos, sobretudo nas zonas mais urbanas. Nas grandes cidades, onde o espaço é cada vez mais limitado e onde tende a se consolidar um determinado perfil de comprador, os novos empreendimentos têm tido a necessidade de criar unidades residenciais mais pequenas, como estúdios T0 e T1.

Trata-se de pequenas casas, um imóvel de espaço único e sem separação de ambientes, à exceção da casa de banho. Ou seja, existe um único espaço principal que serve como sala, cozinha e quarto, embora em algumas situações pode haver uma simples separação do quarto.

Estes imóveis são particularmente procurados por determinado tipo de compradores por se encaixarem na perfeição no seu estilo de vida. Vamos então agora descobrir um pouco mais sobre estes estúdios novos T0 e T1.

Vantagens e desvantagens destes apartamentos

Se estás a ponderar comprar uma casa nova e ponderas um estúdio, fica a conhecer os seus pontos positivos e negativos, vê o que mais pesa na balança, e tira as tuas próprias conclusões.

Viver sozinho numa casa nova
idealista

Vantagens

  • Facilidade de manutenção/limpeza: uma vez que um estúdio tem, por norma, menos metros quadrados que qualquer T2 ou T3, isso implica menos mobiliário, menos objetos decorativos e menos superfícies para limpar, tornando essa tarefa doméstica muito mais fácil e rápida.
  • Localização: é bastante comum que os estúdios se situem em zonas mais centrais das cidades, onde as áreas de construção são mais limitadas. Isto é uma grande vantagem porque ficarás perto de todo o tipo de comércio e serviços, sendo muito facilitadas as deslocações a pé.
  • Preço de aquisição: menos metros quadrados, menor o valor da habitação. Por isso, se tens um orçamento limitado, um estúdio é a melhor opção para ti.
  • Facilidade de colocar no mercado de arrendamento: se és investidor, certamente um estúdio vai agradar-te, pois é um tipo de residência com muita procura e, por se localizarem especialmente em zonas urbanas centrais, vais conseguir um bom retorno financeiro.

Desvantagens

  • Falta de privacidade: no caso de estares à procura de casa para ires morar sozinho/sozinha isto não será nenhum problema, no entanto, se dividires casa com alguém prepara-te para a pouca privacidade que terás num estúdio.
  • Pouco espaço: por ser um imóvel com poucos metros quadrados, esta não é a melhor opção para quem privilegia uma casa espaçosa e para quem gosta de convidar familiares e amigos.
  • Mobiliário e armazenamento: para viver num estúdio terás de ponderar bem o tipo de mobílias que irás comprar, assim como os eletrodomésticos, pois convém que te ocupem o mínimo de espaço possível. O ideal é que encontres mobílias modulares e com boa capacidade de armazenamento.

Perfil de compradores de estúdios

Normalmente, quem procura este tipo de habitação responde a um determinado perfil. Perfil esse que está, sobretudo, relacionamento com dois pontos fundamentais:

Comprar apartamentos pequenos
idealista

Faixa etária e profissão

São maioritariamente jovens adultos, na casa dos 20 e 30 anos, que procuram morar num estúdio. E nestas idades, entre os interessados nestes imóveis, encontramos muitos estudantes universitários, jovens que terminaram recentemente os cursos e estão no primeiro emprego, assim como muitos profissionais que fazem teletrabalho e nómadas digitais.

Mas não só, embora em menor número também é comum encontrarmos reformados à procura destas habitações, pois já deixaram de ter filhos a viver com eles e preferem reduzir nos custos de habitação.

Motivações para residir num estúdio

As principais motivações de quem procura comprar um pequeno estúdio T0 ou T1 para viver prendem-se com fatores como o desejo de ter um estilo de vida mais prático, perto de tudo o que é essencial e sem necessidade de grandes deslocações, assim como a necessidade de gastar o menos possível ou pedir o mínimo de empréstimo ao banco.

Além disso, estes imóveis atraem também muito os adeptos do minimalismo, pois são as casas ideais para quem gosta de uma decoração simples e com pouco mobiliário.

Técnicas de aproveitamento do espaço

Estúdios ou t1 novos
idealista

Como já referimos, embora um estúdio tenha diversas vantagens, o espaço não é uma delas. E por esse motivo morar um imóvel deste tipo pode ser um desafio para muita gente. É nesse sentido que te vamos ajudar, ao apresentar ideias e truques para aproveitares o espaço disponível da melhor maneira.

Armazenamento vertical

O que queremos dizer com isto? É simples. Armazenamento vertical significa, nada mais nada menos do que, aproveitar as paredes para arrumação.

Para isso, basta que instales uns armários suspensos ou prateleiras. Esta pequena técnica vai deixar o pavimento mais livre e disponível, mantendo a tua casa arrumada.

Mobiliário com arrumação e multifuncional

Outra excelente dica para aproveitamento do espaço passa pela compra de móveis com arrumação, como camas e sofás com armazenamento interno, e multifuncionais, por exemplo, mesas dobráveis e que possam ser usadas tanto para mesa de jantar como para secretária e camas que se possam transformar em sofás durante o dia.

Pratica o desapego

Este é um truque mais simples, que não implica a compra de nenhum material. Muito pelo contrário, implica o desfazer-se de alguns materiais.

Já que espaço não é o ponto forte destes imóveis, convém que te desapegues de alguns objetos e deites fora coisas antigas ou inúteis. Desta forma ficas com mais uns metros quadrados livres.

Cria divisórias

Para ganhares um pouco mais de privacidade em casa, fazendo a divisão entre espaços, aconselhamos-te a que uses, por exemplo, biombos ou portas de correr. Esta dica vai ajudar-te a criar ambientes diversos em casa, como o espaço de dormir, comer e trabalhar.

Ideias decorativas para maximizar o teu estúdio

Viver num estúdio
idealista

Vamos agora à decoração. Apesar de ser mais fácil e simples decorar um T0 ou T1 do que decorar um T3 ou T4, a verdade é que há alguns truques que podes colocar em prática para transformares o teu estúdio num pequeno palácio encantado.

  • Minimalismo e cores neutras: opta por um estilo minimalista, onde o menos é mais a nível visual, e escolhe cores claras e suaves que ajudam a dar uma sensação de maior liberdade.
  • Iluminação: poupa espaço utilizando iluminação embutida e luzes de parede ao invés de candeeiros de chão.
  • Espelhos estratégicos: quando estrategicamente posicionados, os espelhos ajudam a criar a ilusão de um lugar mais amplo, refletindo luzes e aclarando o espaço.
  • Estilos Escandinavo e Japandi: a decoração ao estilo escandinavo encaixa-se na perfeição num estúdio T0 ou T1, uma vez que se caracteriza por madeiras e cores suaves. Já o Japandi é uma mistura entre o estilo escandinavo com o japonês, com materiais naturais, cores neutras e linhas simples.

Encontra o estúdio dos teus sonhos
​​​​​​​

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta