
A Residência Universitária do Calhariz de Benfica, em Lisboa, um investimento superior a 4 milhões de euros, vai ser inaugurada esta quarta-feira, 25 de setembro, prevendo acolher 120 estudantes, principalmente bolseiros deslocados e estudantes com mobilidade reduzida. E há mais projetos em marcha.
Em comunicado, a Junta de Freguesia de Benfica refere que “o projeto inovador”, promovido pela autarquia, foi concluído “em apenas um ano” graças a um investimento superior a 4 milhões de euros, totalmente suportado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Residência Universitária do Calhariz é, de acordo com a autarquia, a primeira do país a ser construída e gerida por uma junta de freguesia, “representando um passo importante na resposta à crescente necessidade de alojamento estudantil e na luta contra o abandono escolar”.
Com este novo espaço, Benfica aumenta a oferta de camas disponíveis para estudantes bolseiros deslocados na cidade de Lisboa em 24%, de acordo com a nota.
O edifício, erguido com um sistema de construção modular, teve como preocupação a eficiência ambiental e inclui um sistema de recuperação de águas pluviais, que utiliza a força da gravidade, sem necessidade de bombas, para irrigar os jardins.
Além disso, de acordo com a nota da autarquia, as águas cinzentas, provenientes de lavatórios, duches e lavagem de louça, serão reutilizadas nas descargas dos autoclismos, permitindo uma redução de 50% no consumo de água.
Mais de 20 milhões de investimento no bairro do Calhariz Velho
Ricardo Marques, presidente desta Junta de Freguesia, sublinhou, na sua página nas redes sociais, que está em curso uma "verdadeira revolução" no Bairro do Calhariz Velho de Benfica, nomeadamente em termos de habitação e reabilitação do espaço público.
"Mais de 20 milhões de euros em investimento no bairro da freguesia que menos investimento Municipal teve nas últimas décadas", frisa o responsável. Com este ciclo de investimento, garante, está a ser criada uma nova centralidade, enumerando os vários projetos:
- Residência de estudantes - 120 estudantes;
- Habitação - 58 apartamentos - 237 novos moradores;
- Reabilitação casco histórico e construção do largo da aldeia do Calhariz Velho de Benfica;
- Abertura Creche Monsanto - Benfica - 78 alunos;
- Construção de Skate Park;
- Intervenções na Estrada da Buraca, saneamento e criação de zona de coexistência e valorização de património histórico (Aqueduto das Águas Livres);
- Construção da ciclovia Rotunda do Pina Manique, Campus Politécnico e Estação de comboios de Benfica;
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta