Santo António e Marvila têm preços superiores a 6 mil euros. Casas à venda no Porto estão 30% mais baratas do que em Lisboa.
Preço das casas em Lisboa
Marvila, Lisboa Google Maps

Lisboa é o município do país com as casas para comprar mais caras de todas. Mas analisando à lupa as várias zonas, a capital portuguesa esconde grandes diferenças nos preços das casas. As freguesias mais caras para adquirir habitação são Santo António e Marvila, com o metro quadrado (m2) das casas a valer mais de 6 mil euros. Já no Beato é possível comprar casa por quase metade do preço. No Porto as casas à venda estão 30% mais baratas do que em Lisboa.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que os preços das casas continuam a aumentar na maioria das freguesias lisboetas (em 18 das 24 zonas), com as maiores subidas a serem observadas em Santa Clara (+26%) e no Areeiro (+22%). É por isso que o preço mediano de comprar casa em Lisboa voltou a aumentar, nomeadamente 3% nos últimos 12 meses terminados em junho face ao período homólogo, fixando-se nos 4.203 euros por metro quadrado (euros/m2).

Em resultado desta evolução, contam-se cinco freguesias lisboetas onde o m2 das casas vendidas ultrapassa mesmo os 5 mil euros: Santo António, Marvila, Misericórdia, Estrela e Santa Maria Maior. Isto quer dizer que uma casa de 100 m2 foi comprada, em termos medianos, por 500 mil euros (ou mais) no último ano terminado em junho.

Aliás, Santo António e Marvila já registam mesmo preços superiores a 6 mil euros/m2, onde uma casa de 100 m2 terá custado mais de 600 mil euros, mostram os dados do INE divulgados na terça-feira, dia 22 de outubro. Na freguesia de Marvila, junto ao Parque das Nações, os preços das casas muito têm crescido nos últimos anos, devido ao aparecimento de novos empreendimentos residenciais, como é o caso do Prata Riverside Village.

Ainda assim, há 11 freguesias onde os preços das casas são inferiores à mediana da capital (4.203 euros/m2). E contam-se mesmo sete zonas onde uma casa de 100 m2 foi comprada por menos de 400 mil euros. A freguesia mais barata de todas é o Beato, com o custo mediano da habitação de 3.197 euros/m2. Logo a seguir está Santa Clara (3.267 euros/m2) e os Olivais (3.500 euros/m2).

Casas à venda no Porto são 30% mais baratas que em Lisboa

Há grandes diferenças nos preços das casas nas duas maiores cidades do país: Lisboa e Porto. Desde logo, comprar casa no concelho da Invicta teve o custo mediano de 2.992 euros/m2 no último ano até junho, saindo assim cerca de 30% mais barato do que avançar com a compra de uma habitação na capital.

Depois, todas as sete freguesias do Porto têm preços inferiores a 4 mil euros/m2. A mais cara é a zona que inclui a Foz do Douro (3.979 euros/m2), seguida do centro histórico da Invicta (3.232 euros/m2). E as mais baratas são Ramalde, Paranhos e Bonfim, onde uma casa de 100 m2 custou menos de 290 mil euros.

Ainda assim, importa salientar que os preços das casas no Porto continuam a aumentar ano após ano (12% nos últimos 12 meses). E a freguesia onde as casas à venda ficaram mais caras neste período foi mesmo Campanhã (+52%), uma zona em crescimento habitacional. Já na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos os preços da habitação mantiveram-se praticamente estáveis.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.