
O Grupo Agrihold, participado das famílias Martinavarro e Ballester, fundadores da Citri&CO, líder europeu na produção de citrinos, melão, melancia e fruta de caroço, vendeu os ativos que detinha na Herdade da Zambujeira, em Ferreira do Alentejo (Beja), numa área total de 700 hectares. Os mesmos foram comprados por um investidor internacional, que os arrendou ao grupo ibérico Bolschare Agriculture.
“A transação, assessorada pela equipa de Agribusiness da CBRE (…), destaca-se pela sua localização privilegiada e pela excelente qualidade dos ativos envolvidos”, refere em comunicado a consultora.
“A operação envolveu a venda de uma entidade legal espanhola, que por sua vez detém a Valenciagro (Sociedade portuguesa) e ativos em Portugal, com uma superfície total de 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival. A estrutura concebida para a operação assegurou a máxima eficiência operacional. A continuidade do projeto a longo prazo é mantida, incluindo a empregabilidade de todos os funcionários atuais, com a venda da empresa a um investidor internacional e do subsequente arrendamento à Bolschare Agriculture, um parceiro local deste investidor na região e o mais importante operador agrícola do Sul da Europa”, lê-se na nota.
Segundo a CBRE, com esta operação – o valor do negócio não é divulgado nem o nome do investidor internacional –, o Grupo Agrihold conclui o seu projeto agrícola em Portugal, iniciado pela família Martinavarro e outros acionistas em 2000 e tendo à data sido pioneiros no cultivo de citrinos na região do Alentejo.
Citado no documento, José Luis Martinavarro Ferrer, Diretor Geral da Citri&Co e acionista da Marmoagro, refere que a empresa atingiu “um ponto de maturidade” que “permitiu tomar a decisão estratégica” de alienar os ativos que detinha em Portugal para se concentrar noutros projetos que está a lançar na Península Ibérica.
Já Pedro Foles, CEO da Bolschare, considera que a “Herdade da Zambujeira é um ativo agrícola excecional” e mostra-se orgulhoso por poder dar continuidade à sua operação. “O nosso compromisso com a sustentabilidade e práticas agrícolas eficientes continuará a ser um pilar fundamental neste projeto a longo prazo”, acrescenta.
Do lado da CBRE, Manuel Albuquerque, Diretor de Agribusiness para o Sul da Europa da consultora, comenta que se tratou de uma transação de “elevada complexidade”. “Através de uma gestão estratégica e de um conhecimento profundo do mercado, conseguimos maximizar o valor dos ativos num ambiente de mercado desafiante, mantendo a sustentabilidade e a eficiência operacional como fatores chave”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta