
Loja histórica da Ginjinha em conflito com dono do edifício hoteleiro
A loja histórica Ginjinha Sem Rival e o hotel O Artista partilham o mesmo edifício na Baixa de Lisboa, que pertence à alemã Europe Hotels International. Mas não tem havido entendimento entre ambos.

De quintas a palácios: imóveis históricos à venda estão mais baratos
Viver num edifício com história pode ser o sonho de muitos. Mas este tipo de imóveis de luxo só está ao alcance de quem tem elevado poder de compra. Há mais de 5 mil herdades, palácios e quintas à venda em Portugal, com valores que começam nos 750 mil euros. A boa notícia para famílias e investidores, que por exemplo procuram oportunidades de negócio no turismo ou na agricultura, é que, apesar do elevado custo destes imóveis históricos, os preços desceram no arranque de 2025, tal como revelam os dados mais recentes do idealista, editor desta newsletter.

Casa dos Penedos: viver num palacete de luxo construído em 1921
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho.

Casas com "nome": no Reino Unido o valor de mercado aumenta
O nome certo para uma casa pode tornar esse imóvel mais atrativo para potenciais compradores e até aumentar o seu valor de mercado, de acordo com um estudo para o mercado britânico realizado pela Savills.

Holandeses da ProWinko e SHG compram Palácio de Almada Carvalhais
O Palácio de Almada Carvalhais, uma joia arquitetónica do século XVI localizada no Largo do Conde Barão, em Lisboa, tem novos donos. A Lace Investment Partners vendeu o imóvel aos holandeses da ProWinko e da SHG, e deverá agora ganhar uma nova vida. O valor da transação não foi revelado.

Edifícios com várias vidas: Open House volta em maio a Lisboa
Lisboa está cheia de edifícios históricos, casas privadas e outros lugares habitualmente fechados ao público que são dignos de, pelo menos, uma visita. Essa oportunidade vai existir no fim de semana de 13 e 14 de maio, no âmbito do Open House Lisboa.

Viver num castelo medieval em Itália? Por 5,5 milhões de euros
O Castel Madruzzo ergue-se numa colina rochosa, além da floresta que cobre a montanha no Valle Adige, na província de Trento, no norte da Itália. Esta fortaleza medieval, cujas histórias remontam ao século XII, está à venda no idealista por 5,5 milhões de euros.

Imóveis históricos: "Chalet Suisso" será reabilitado por 1,9 milhões
A Câmara Municipal da Mealhada assinou recentemente a consignação da empreitada de reabilitação do "Chalet Suisso", um imóvel histórico que deverá ser colocado “ao serviço da cultura” dentro de um ano. Em causa está uma obra avaliada em 1,9 milhões de euros.

Barreiro: vai nascer nos palacetes da Quinta do Braamcamp um hotel e... 185 casas
Os palacetes da Quinta do Braamcamp, atualmente em ruínas, serão reabilitados para a construção de uma unidade hoteleira com 178 camas, sendo que 82% do terreno será para “usufruto público”, revelou a Câmara Municipal do Barreiro (CMB).

Venda da Quinta do Braamcamp no Barreiro suspensa por ordem do tribunal
O processo de venda da Quinta do Braamcamp, no Barreiro, está novamente suspenso devido a uma declaração de ineficácia, no âmbito de uma providência cautelar aceite pelo Tribunal de Almada.

Chalet da Rainha D. Maria Pia (no Estoril) renasce como condomínio de luxo com 14 apartamentos
Viver “em cima” do mar no Estoril, às portas de Lisboa, e num local repleto de história. Falamos do antigo – e famoso – chalet da Rainha D. Maria Pia de Saboia (1847–1911), uma das figuras de maior relevo no século XIX português, que vai ser transformado num condomínio de luxo com 14 apartamentos.

Revive abre concurso para concessão dos Palacete do Condes (onde deverá nascer um hotel)
O Governo acabou de lançar o concurso para a concessão do Palacete dos Condes, em São João da Madeira (Aveiro), ao abrigo do Revive – este é um dos 16 imóveis integrados na segunda fase do programa destinado à recuperação de património público para fins turísticos. As propostas podem ser apresentadas até 9 de março de 2020.

Há mais 15 edifícios históricos na calha para serem reabilitados pelo Programa Revive
A lista inicial dos imóveis a serem reabilitados no âmbito do Programa Revive - destinado à recuperação e requalificação de património histórico - vai engordar. Aos 33 edifícios anunciados em 2016, juntam-se agora outros 15, entre os quais a Fortaleza da Torre Velha, em Almada, e a sede do GEE do Ministério da Economia, em Lisboa.

Revive com mais seis concursos lançados até final do ano
Até final deste ano vão ser lançados mais seis concursos do programa Revive, que visa a valorização de edifícios com elevado valor patrimonial e cultural. A garantia foi dada por Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, no Parlamento.

Programa de concessão de imóveis do Estado a privados “é complexo”, mas está a “avançar”
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, congratulou-se com os resultados que o programa Revive está a começar a ter, mas considerou tratar-se de um “projeto complexo”. “Mas está a avançar já com concretização e com obra, com concursos lançados e vai ter, até ao final do ano, mais quase meia dúzia de projetos que estão já prontos”, disse o governante.

Nova lei para proteger lojas históricas em vigor até ao verão
O PS está a trabalhar para que ainda este ano, até ao verão, seja aprovado no Parlamento um novo enquadramento legal que proteja o comércio local tradicional com interesse histórico e cultural. O projeto de lei da classificação e proteção deste tipo de lojas verá a “luz do dia” até julho, segundo prometeu esta semana o deputado socialista da Assembleia da República, Tiago Barbosa Ribeiro, no Porto.

Governo vai concessionar a privados 10 imóveis históricos ainda este ano
Do lote de 30 monumentos que o Governo pretende concessionar a privados para projetos turísticos, há um pacote de 10 ativos imobiliários cujos concursos públicos serão lançados ainda este ano. O compromisso é da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Hotéis em monumentos públicos? Há luz verde do Governo
O Governo está a finalizar a regulamentação para a curto prazo poder abrir ao investimento hoteleiro monumentos de norte a sul do país que se encontram fechados. E já identificou 30 imóveis públicos de valor patrimonial para avançar numa primeira fase.

Palácio Quintela no Chiado: nos bastidores da reabilitação do novo espaço sensação de Lisboa
Reconstruída das ruínas após um incêndio provocado pelo terramoto de 1755 em Lisboa, a antiga residência do Barão Luís Rebelo de Quintela, no Chiado, está a poucos dias de voltar a renascer com uma nova vida e poder ser também "a tua casa". Este é um dos grandes objetivos dos promotores do Palácio Chiado (nº70 da Rua do Alecrim), em plena contagem decrescente para abrir as portas ao público. O idealista/news testemunhou os trabalhos de reabilitação deste espaço histórico, que vai agora oferecer sete diferentes conceitos gastronómicos e de entretenimento, distribuídos por cerca de mil metros quadrados.

Coimbra: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha fechado nos próximos meses
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, vai estar fechado pelo menos durante os próximos três, quatro meses. As cheias das últimas semanas inundaram o monumento, tendo o seu interior ficado muito danificado.




9 históricas joias arquitetónicas dos EUA em perigo de extinção
Apesar de se puder definir como um país jovem, os EUA “perde muito tempo” a pensar no seu legado. Pelo menos desde 1988 é publicada todos os anos uma lista com os lugares históricos mais ameaçados no país. Desde que começou a ser feita a lista, a organização – “National Trust for Historic Preservation” – já chamou a atenção sobre mais de 260 espaços, sendo que pelo menos 12 já se perderam para sempre.



25 magníficas estruturas em vias de extinção (fotos)
Monumentos, edifícios, cidades, ruas... Nesta lista encontras 25 impressionantes estruturas repletas de história – algumas são Património Mundial da Humanidade Unesco – que estão em risco de extinção. É o caso, por exemplo, da Ilha de Moçambique, cidade insular situada na província de Nampula.




igespar deixa sem protecção 120 imóveis nacionais
o instituto de gestão do património arquitectónico e arqueológico (igespar) acabou de retirar protecção a 120 imóveis que se encontravam em vias de classificação em todo o país.