Câmara Municipal de Lisboa

Câmara de Lisboa aprova novo concurso do programa de cooperativas

Foi aprovada recentemente a abertura de um novo concurso público, pela Câmara Municipal de Lisboa, referente à atribuição de um terreno municipal a uma cooperativa e que conta já com projeto aprovado. Esse terreno está pronto para iniciar a construção de um edifício com 12 habitações acessíveis, em Benfica, e será cedido à cooperativa selecionada, em direito de superfície, por 90 anos.
Casas vazias em Portugal

Retrato de um país de extremos: habitações sobrelotadas ou vazias

O panorama da habitação em Portugal foi traçado pelos dados dos Censos 2021, que revela mesmo um país de extremos. A falta de casas para comprar e arrendar – e a preços acessíveis aos bolsos das famílias – é uma questão que está na ordem do dia. Até porque, afinal, o número de alojamentos sobrelotados aumentou 17,11% na última década. Mas, mesmo assim, nunca se construiu tão pouco em dez anos como entre 2011 e 2021. Além disso, há ainda mais de 700 mil habitações vazias no país.
Infinity Tower, a torre de 80 metros e 26 pisos que vai nascer em Lisboa

Infinity Tower, a torre de 80 metros e 26 pisos que vai nascer em Lisboa

Será um dos edifícios mais altos de Lisboa, com 80 metros de altura e 26 pisos acima do solo, e terá ao todo 34.200 m2. Falamos da Infinity Tower, uma torre que vai nascer em Lisboa, junto às Twin Towers, em Campolide. Este é o mais recente projeto habitacional de Claude Berda, o magnata francês que está a investir em imobiliário em Portugal.

Terreno na Praça de Espanha vendido por 17 milhões de euros

A Câmara Municipal de Lisboa vendeu esta quinta-feira (dia 23) em hasta pública, a uma sociedade comercial portuguesa, uma parcela de terreno na Praça de Espanha por 17 milhões de euros. O local em causa, onde funcionou durante décadas o chamado “mercado azul”, tem como destino construções novas do setor terciário.
Edifício do séc.XIX ganha nova vida no Conde Redondo e atrai investidores internacionais

Edifício do séc.XIX ganha nova vida no Conde Redondo e atrai investidores internacionais

A cerca de um ano da conclusão do projeto de reabilitação, mais de metade das frações do edifício Conde Redondo 119, em Lisboa, já estão vendidas, na maioria dos casos a investidores estrangeiros. Desenhado em 1902, o edifício no coração da capital destaca-se pelas caraterísticas arquitetónicas nobres do final do século XIX, em que se salientam as fachadas guarnecidas a pedra, varandas, frisos e pilastras.
Sabes que a Cova da Moura tem dono? A família Canas reclama direitos...

Sabes que a Cova da Moura tem dono? A família Canas reclama direitos...

A família Canas Vingouroux é proprietária há várias gerações do terreno onde foi ilegalmente construído o bairro da Cova da Moura, na Amadora, nos arredores de Lisboa. Trata-se de uma área urbanizável de 16 hectares que está avaliada em cerca de 100 milhões de euros. Além de esperar há anos por uma compensação por parte do Estado, os proprietários têm de pagar todos os anos três mil euros de IMI pelo terreno que foi ocupado, pelo que vão exigir uma indemnização.
Maioria dos pedidos na CML já são de reabilitação (aumento de turistas aguça apetite por edifícios devolutos em Lisboa)

Maioria dos pedidos na CML já são de reabilitação (aumento de turistas aguça apetite por edifícios devolutos em Lisboa)

A reabilitação de edifícios está a ganhar um novo fôlego em Lisboa. O aumento generalizado da procura imobiliária nas áreas centrais da capital, o crescimento do número de turistas e a escassez de oferta qualificada, devido ao significativo número de imóveis devolutos têm conduzido a um valor cada vez maior de obras de reabilitação em detrimento de construção nova.
Projeto residencial Ouro Grand anunciado pelos chineses na semana passada

Grupo chinês Level Constellation quer investir até 150 milhões na construção de grande empreendimento em Lisboa

Depois de investir 20 milhões de euros em reabilitação urbana em Portugal e de anunciar um grande projeto residencial (Ouro Grand) no centro de Lisboa, o grupo chinês Level Constellation pretende investir outros 100 a 150 milhões de euros em imobiliário no mercado nacional. O objetivo é agora construir um empreendiemento de grandes dimensões no coração da capital.
Construção de novas torres no Colombo contestada

Construção de novas torres no Colombo contestada

O projecto de construção de mais duas "torres" de escritórios no Centro Comercial Colombo foi contestado pela Junta de Freguesia de Carnide, junto da Câmara Municipal de Lisboa. “Urbanisticamente é um grande erro”, considera a autarquia local. A Associação de Moradores da Quinta da Luz, bairro situado junto ao Colombo, também contesta o projecto, defendendo que “os moradores perdem qualidade de vida residencial".
em cinco anos só foram actualizadas 3% das rendas antigas

epul avança com novos projectos e aposta na reabilitação

depois de ter fechado o ano de 2010 recuperada de uma situação de falência técnica, a empresa pública de urbanização de lisboa (epul) tem, agora, novos planos em vista, direccionados para a reabilitação. o objectivo é trazer mais gente para a capital.