O homem mais rico do mundo, Elon Musk, volta a ser notícia desta vez pela expansão de Snailbrook, a sua nova cidade empresarial no condado de Bastrop, Texas (EUA). Lá estão instaladas várias empresas suas, como a The Boring Company (empresa de escavações), parte da rede social X, e uma fábrica da SpaceX. Elon Musk planeia construir nesta cidade mais de 20 casas, um centro de ciências e até mesmo um ginásio. Trata-se do seu segundo empreendimento deste tipo, depois da Starbase.
A cidade corporativa Snailbrook localiza-se no condado de Bastrop, a cerca de 50 km a leste de Austin, a capital do Texas. E foi criada com o objetivo de oferecer aos trabalhadores um espaço para morar e trabalhar. Tornou-se o novo objetivo do multimilionário colocá-la ao nível da Starbase, a cidade autónoma construída ao redor do centro de lançamento de foguetes da SpaceX no sul do Texas.
O complexo abrange mais de 2.500 hectares e incluirá mais de 20 residências para trabalhadores, um centro de ciências, um ginásio e uma expansão das instalações já existentes, escreve a Bloomberg.
No entanto, nem tudo o que brilha é ouro. A construção da Starbase, a primeira cidade de Musk, enfrentou conflitos com as autoridades locais por realizar obras sem as devidas licenças, além de multas ambientais e disputas sobre o pagamento de impostos. Mais: os moradores e grupos ambientalistas mostraram-se preocupados com o impacto do significativo do aumento populacional e o despejo de águas residuais no Rio Colorado, lembra o mesmo meio.
Outros celebram as novas comodidades que Elon Musk trouxe para a área rural, como lojas, parques e a proposta para um centro comunitário. Também está em estudo um ambicioso túnel pedonal que pretende ligar o centro de Bastrop ao rio Colorado, orçado em 7,5 milhões de dólares (cerca de 6,5 milhões de euros à taxa de câmbio atual).
Com essas expansões, Snailbrook poderá tornar-se um dos projetos urbanos mais singulares dos EUA, reforçando a ideia de que Elon Musk permanece determinado a redesenhar a forma como vivemos e trabalhamos.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta