Troika: Quais os motivos para o Governo dispensar o último cheque?
E se te dissermos que a decisão do Governo de dispensar o último cheque da troika pode ser explicada da mesma forma que a escolha que fazes quando decides tomar um café numa determinada pastelaria em vez de outras?
Rumores
Governo pondera cortes adicionais nas rendas da Energia: O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, admite novas medidas para combater as rendas excessivas no setor da energia com o objetivo de mitigar as subidas das tarifas. Segundo o governante, o Executivo está a ponderar mais medidas para combater as referidas rendas excessivas, de forma a evitar a subida das tarifas que está prevista. (Diário Económico)
Rumores
Saída de Portugal do programa de assistência discutida em abril: O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que a saída de Portugal do programa de assistência vai começar a ser discutida pelos ministros europeus na reunião informal marcada para abril, que decorrerá em Atenas, Grécia.
Agência chinesa antecipa “fim da crise económica” em Portugal
A Xinhua, agência noticiosa oficial chinesa, considera que as economias de Portugal e Espanha estão a recuperar da crise económica, dando “sinais de esperança” para 2014.
chumbos do tc são “dificuldade particular” de portugal, diz lagarde
a directora-geral do fundo monetário internacional (fmi) disse que portugal tem uma “dificuldade particular” no programa de ajustamento em curso, que são os chumbos do tribunal constitucional (tc) a algumas medidas do governo.
inquérito: sete anos serão suficientes para portugal pagar a dívida?
o idealista.pt quer saber a opinião dos fãs no facebook, por isso abriu um inquérito na sua página, na qual todos os fãs do idealista podem deixar a sua opinião.
passos promete fazer tudo para “evitar um segundo resgate” (vídeo)
pedro passos coelho falou ontem ao país pela primeira vez (numa declaração de 18 minutos) após a decisão do tribunal constitucional (tc), que considerou desconforme à lei fundamental o corte dos subsídios de férias de funcionários públicos e suspensão do mesmo aos reformados e pensionistas – o chumb
fmi reconhece que aumento do desemprego “foi muito pior que o esperado”
o chefe da missão do fundo monetário internacional (fmi) para portugal, abebe selassie, reconheceu que o aumento do desemprego em portugal foi “muito pior que o esperado”. segundo o responsável, a única forma duradoura de recuperar emprego é acabar o ajustamento o mais rápido possível.
vítor gaspar pede mais um ano para corrigir défice
o ministro das finanças vai pedir a bruxelas mais um ano para cumprir as metas do défice acordadas com a “troika”: 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.
portugal poupa 14,9 milhões se tiver as condições da grécia
o estado português poupará cerca de 14,9 mil milhões de euros – 9% do produto interno bruto (pib) – se beneficiar das mesmas condições que foram cedidas pelos líderes europeus para o empréstimo da “troika” à grécia.
fmi aprova desembolso de tranche de 838,8 milhões para portugal
o fundo monetário internacional (fmi) concluiu quarta-feira a sexta avaliação a portugal e aprovou o desembolso imediato da sétima tranche no valor de 838,8 milhões de euros.
portugal vai receber mais dinheiro da “troika”
apesar de não ter pedido, o governo vai receber mais dinheiro da “troika” face ao que estava inicialmente previsto.
cavaco silva quer condições para portugal iguais às da grécia
o presidente da república considera que portugal deve tentar negociar algumas das facilidades dadas pela “troika” à grécia, apesar de reconhecer que a situação dos dois países é diferente.
eurogrupo indisponível para aplicar condições da grécia a portugal
os ministros das finanças da alemanha e de frança desaconselharam portugal a beneficiar das novas condições acordadas para o empréstimo à grécia.
portugal recebe nota positiva da “troika” e mais 2,5 mil milhões (vídeo)
a sexta avaliação trimestral da “troika” ao programa de ajustamento português decorreu sem grandes problemas, sendo mesmo a avaliação mais rápida desde que portugal pediu resgate financeiro.
fmi dá mais 1,48 mil milhões a portugal
portugal vai receber de imediato mais 1,48 mil milhões de euros ao abrigo do programa de ajuda externa ao país, depois de o fundo monetário internacional (fmi) ter avaliado positivamente o cumprimento das metas traçadas.
“troika” estuda plano de contingência para portugal caso a grécia saia do euro
a “troika” vai estudar um plano de contingência para proteger portugal perante uma eventual saída da grécia da zona euro.
reformas antecipadas revistas em 2015?
o ministro da solidariedade e da segurança social, pedro mota soares, admite "pequenas alterações pontuais" ao regime das reformas antecipadas, uma vez terminado o seu congelamento, no final do período de assistência financeira a portugal, em 2015"se for necessário para alcançarmos o equilíbrio [fin
avaliação da “troika” conhecida hoje
o resultado global da terceira avaliação da “troika” ao programa de ajustamento nacional é conhecido hoje, mas, segundo o diário económico (de), o exame à implementação das reformas estruturais correu bem e os progressos pedidos foram cumpridos.
“troika”: ajuda mantém-se até 2015 mas sem perdão da dívida
portugal terá de prolongar o programa de assistência até 2015 e de receber até mais 30 mil milhões de euros do que o previsto no pacote actual.
governo prevê menos impostos apesar dos rumores de um novo resgate
o pacote de ajuda internacional a portugal está a funcionar, permitindo recuperar competitividade apesar dos “ventos contrários”.
portugal vai pagar 34.400 milhões de juros à “troika”
o pacote financeiro de ajuda a portugal foi de 78 mil milhões de euros, mas, segundo dados avançados pelo governo, serão pagos em juros à “troika” – composta por equipas técnicas da comissão europeia, banco central europeu e fundo monetário internacional - 34.400 milhões de euros.
“troika” quer corte de salários no sector privado
a missão da “troika”, composta por equipas técnicas da comissão europeia (ce), do fundo monetário internacional (fmi) e do banco central europeu (bce), defendeu, esta quarta-feira, que os salários do sector privado sejam reduzidos, em linha com os cortes realizados no sector público.
"troika" avança para corte de salários
os peritos do fmi, bce e ce querem baixar ordenados em toda a economia. o memorando negociado entre a "troika", governo e maiores partidos da oposição (psd e cds) contempla um choque salarial na economia portuguesa, a partir de 2012.
resgate financeiro: afinal são necessários mais de 100 mil milhões
portugal precisa de mais de 100 mil milhões de euros para reequilibrar as contas do estado, do sector empresarial público e da banca revela o diário económico (de), adiantando ainda que o valor a que chegou a equipa de técnicos, que passou a pente fino o estado e o sector financeiro, é superior ao i