Comentários: 0
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, enfrenta nova crise
GTRES

A acentuada descida dos preços do petróleo nos mercados internacionais está a empurrar Angola para uma crise profunda. O país africano liderado por José Eduardo dos Santos que está dependente desta matéria prima já tinha começado a dar sinais externos de debilidade da sua economia nacional viu-se agora obrigado a pedir ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Num curto comunicado assinado pelo subdiretor geral do FMI, Min Zhu, e citado pela Lusa, o Fundo informa ter recebido "um pedido formal das autoridades angolanas para que sejam iniciadas discussões sobre um programa económico que possa ser apoiado pela assistência financeira do FMI".

O texto explica, segundo escreve a agência de notícias, que "a descida acentuada dos preços do petróleo desde meados de 2014 representa um grande desafio para os exportadores de petróleo, sobretudo aqueles cujas economias ainda precisam de se tornar mais diversificadas".

O FMI, acrescenta o comunicado, "está pronto para auxiliar Angola a abordar os desafios económicos que o país enfrenta, através do apoio a um pacote completo de políticas para acelerar a diversificação da economia, salvaguardando, em simultâneo, a estabilidade macroeconómica e financeira".

As discussões, diz ainda a Lusa, devem ser iniciadas durante as "Reuniões de Primavera em Washington e numa visita a Angola em data próxima, para tratar de um programa económico que possa ser apoiado por um acordo de três anos ao abrigo Programa de Financiamento Ampliado (EFF, na sigla em inglês)".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade