
O sino mais célebre do mundo, o Big Ben, em Londres (Reino Unido), ficará em silêncio durante “vários meses” devido a obras de reparação, anunciou o parlamento britânico. Os trabalhos de manutenção estão orçados em 37 milhões de euros e as obras devem arrancar no início de 2017 e durar três anos.
Segundo a Lusa, as obras incluirão o mecanismo do relógio, o sino de 13,7 toneladas, que será pintado, e a torre onde está instalado. Também será instalado um elevador, alternativa aos 334 degraus que é necessário subir para atingir o cimo da torre, e substituídas as luzes que iluminam o relógio por lâmpadas de baixo consumo.
Big Ben é o nome do sino, que soa de hora a hora e é ouvido em transmissões de rádio britânicas, enquanto a torre tem o nome de Elizabeth Tower. Foi projetada em estilo neogótico pelo arquiteto do parlamento Augustus Pugin e concluída em 1856.
Há duas teorias relacionadas com o nome Big Ben: uma faz referência a Benjamin Hall, o engenheiro cujo nome está inscrito no sino, e outra a Ben Caunt, um pugilista peso pesado dos anos 1850.
Para poder comentar deves entrar na tua conta