Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Trump em ação: acordo comercial com Ásia rasgado no primeiro dia como presidente

Gtres
Gtres
Autor: Redação

Sem perder tempo, Donald Trump deu um sinal de que está determinado a cumprir uma das promessas mais polémicas da sua campanha “Tornar a América grandiosa de novo”. No primeiro dia como presidente dos EUA, o multimilionário assinou uma ordem executiva que anula o acordo comercial  entre os Estados Unidos e mais de uma dezena de países asiáticos.

O documento, tal como recorda o Observador, foi negociado pela administração Obama e era considerada a pedra angular do ex-presidente para as relações com a Ásia, apesar de nunca ter conseguido a aprovação do Congresso norte-americano e não ter, por isso, um efeito imediato nas relações económicas entre os EUA e os países daquela região.

Deixar o acordo Transpacífico a meio caminho, fazendo com que não chegue a ser aplicado pode deixar os EUA perante um vazio, tanto em termos económicos como em segurança. Na prática, a retirada dos Estados Unidos terá como consequência uma menor capacidade de influência diplomática, deixando a porta entreaberta a que Pequim ocupe esse espaço, explica o jornal.