Comentários: 0
Museu do Prado é dos mais conhecidos em todo o mundo.
GTRES

O conceituado arquiteto português Eduardo Souto de Moura, que em 2011 ganhou o conhecido Prémio Pritzker, integra uma das oito equipas finalistas do concurso para a reabilitação do Salão dos Reinos do Museu do Prado, em Madrid (Espanha). Trata-se do museu mais importante de Espanha e um dos mais conhecidos em todo o mundo.

O Conselho de curadores do Museu do Prado aprovou terça-feira (dia 28) as contas anuais de 2015 e revelou a lista dos oito finalistas do concurso para realizar a obra. Segundo a Lusa, Souto de Moura aparece ao lado de arquitetos internacionais com uma experiência reputada na reabilitação de edifícios antigos e sua transformação em museus modernos, como Norman Foster ou Rem Koolhaas, também eles vencedores do Prémio Pritzker.

O Museu do Prado pretende “a seleção de uma equipa de arquitetura, a partir da melhor proposta arquitetónica apresentada, que permita a recuperação do Salão dos Reinos e ofereça ao Museu do Prado um espaço de exposição alternativo, de alta qualidade, para apresentação dos destaques da sua coleção e desenvolvimento de um programa específico de exposições sobre questões-chave da história e património histórico espanhol”.

Estas são as oito equipas selecionadas (entre 47), por ordem de registo no concurso: 

  • Cruz y Ortiz Arquitectos
  • Nieto Sobejano Arquitectos
  • UTE B720 Arquitectura-David Chipperfield Architects
  • Office for Metropolitan Architecture (O.M.A.) Stedebouw B.V.
  • UTE Souto Moura Arquitectos -- Juan Miguel Hernández León -- Carlos de Riaño Lozano
  • UTE Foster + Partners-- Rubio Arquitectura
  • UTE Garces de Seta Bonet Arquitectes -- Pedro Feducci Canosa
  • UTE Gluckman Tang Architects -- Estudio Álvarez Sala -- Arquitectura Enguita y Lasso de la Vega

De referir que estes oito finalistas têm de apresentar as suas propostas até 30 de outubro, sendo que o júri tomará a decisão até final do ano. A obra tem um orçamento previsto de 1.756.315 euros e o projeto aumentará o espaço do museu entre 4.300 e 5.800 m2.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade