Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Entra no Clement Canopy, o arranha-céus modular mais alto do planeta

Complexo chama-se Clement Canopy
Os arranha-céus modulares / Dragages Singapore
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

Habitualmente, quando pensamos em casas pré-fabricadas ou modulares, vem-nos à cabeça a imagem de casas não muito grandes. Essa ideia deve, porém, ser descartada categoricamente do nosso imaginário, uma vez que há cada vez mais exemplos a demonstrar que esse tipo de construção não precisa de estar associado às pequenas dimensões. Pelo contrário, os ventos sopram noutra direção: a construção de imponentes arranha-céus de muitos metros de altura.

Nessa tarefa está empenhada a Bouygues Bâtiment International, uma empresa de construção que, em colaboração com o seu laboratório de construção modular Dragages Singapore, construiu o Clement Canopy, um complexo composto por duas altíssimas torres de 140 metros de altura feitas de módulos de betão pré-fabricado – o design da obra pertence ao estúdio ADDP Architects.

Os 140 metros de altura foram divididos em 40 andares que albergam 505 apartamentos de luxo no coração residencial de Singapura. Na sua construção foram utilizados quase 1.900 módulos, cujos componentes foram fabricados em vários outros locais. E não há dúvidas de que o desenvolvimento do projeto foi um verdadeiro desafio do ponto de vista estético e técnico.

A fabricação dos módulos pré-fabricados foi dividida em duas fases diferentes. A primeira aconteceu em Senai, na Malásia, onde as estruturas dos módulos foram pré-fabricadas. O segundo foi desenvolvido em Tuas, no oeste de Singapura, onde foram realizados trabalhos técnicos e arquitetónicos, como eletricidade, pintura e impermeabilização. Os módulos foram transportados, depois, para o local, e empilhados de acordo com um planeamento muito rigoroso para moldar a estrutura.

Além disso, o Clement Canopy conta com instalações fantásticas para gozo de quem lá vai viver. Entre outros espaços, conta com ginásio, três piscinas, campo de ténis, parque de diversão para crianças e zona de churrasco. Para torná-lo mais atraente, o complexo está rodeado de água e vegetação.