Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

O magnífico edifício no Dubai desenhado por Zaha Hadid é atravessado por um “buraco”

O edifício com um buraco no centro
Chama-se Opus e fica no Dubai / Zaha Hadid Architects
Autor: Vicent Selva (colaborador do idealista news)

A criatividade não tem limites. E os arquitetos são provavelmente uma das “espécies” que mais utiliza essa capacidade humana. Oscar Wilde disse que uma ideia que não é arriscada não merece ser chamada de ideia. E, sem dúvida, nesta profissão, ideias arriscadas foram muitas: algumas resultaram em sucessos notáveis, outras deram lugar a fracassos retumbantes.

Uma dessas ideias arriscadas, e que ainda não sabemos se triunfará, é da famosa arquiteta Zaha Hadid, que num dos seus mais recentes projetos desenhou um edifício peculiar, cuja construção está prestes a ser concluída, apresenta um buraco que o atravessa. Sim, um buraco, como se tivesse sido atingido pela bala de um canhão. 

O que parece ser uma única estrutura com essa lacuna central resulta, na realidade, da junção de duas torres envidraçadas adjacentes com 100 metros de altura e que formam algo semelhante a uma forma de cubo, com uma fachada vazia de oito andares.

As duas torres são unidas por um átrio fantástico, composto por quatro andares ao nível do solo e complementado por uma ponte que se eleva a uma altura de 71 metros. Essa ponte também tem uma morfologia muito peculiar – trata-se de uma estrutura assimétrica de três andares e tem uma largura de cerca de 38 metros.

O Opus, nome que recebeu o edifício estranho, está localizado no Dubai, especificamente no distrito de Burj Khalifa. O interior abrigará o hotel da empresa empresa ME by Meliá, pertencente ao grupo Meliá, que está a trabalhar para que as instalações possam ser abertas ao público em 2020. O hotel terá 100 quartos, restaurantes, lounges e cafés com estrelas Michelin numa área de mais de 23.000 m2, com uma ampla variedade de opções de entretenimento.

A construção fantástica projetada por Zaha Hadid terá mais utilidades. Assim, dentro do Opus, haverá 12 restaurantes, bar, e uma área de mais de 5.000 m2 de espaço para escritório. O conjunto ficará completo com uma piscina com temperatura controlada, um ginásio de última geração, um lounge bar, e até um salão de baile.