Esta 'kit-home' criada na Austrália pode ser replicada e montada em qualquer lugar. Ótima solução para famílias.
Comentários: 0
Casa modular sustentável
Katherine Lu|Tribe Studio Architects

As casas modulares são uma ótima solução para as famílias que pretendem construir uma habitação de forma rápida, fácil e flexível. E se o trabalho for bem feito, o resultado final pode mesmo ser incrível. Um exemplo disso mesmo é a casa modular desenhada pela Tribe Studio Architects, na praia de Bundeena, uma pequena cidade da Austrália localizada nos arredores de Sydney.

Com este projeto residencial - a que chamaram Bundeena House -, a Tribe Studio Architects reinventou a sua 'kit-home' pré-fabricada criando um novo protótipo com visão de futuro. Embora o nome da casa não seja propriamente original, todos os detalhes desta casa modular impressionam. Construída de forma sustentável, o design desta casa modular abraça a típica estética australiana, enquanto incorpora soluções amigas do ambiente e suporta as empresas locais. 

O espaço exterior é um elemento chave nesta casa modular. Isto porque a sua construção foi organizada em torno de um pátio central, que permite que o seu interior seja arejado e que haja vistas cruzadas entre as divisões. No centro está um jardim projetado pelo arquiteto paisagista Christopher Owen.

Construir uma casa modular
Jardim Katherine Lu|Tribe Studio Architects
Este trabalho envolveu um planeamento muito rigoroso por parte da equipa, sendo que o objetivo passou por enquadrar a casa modular no meio envolvente de forma a que o seu impacto na orla costeira fosse o mínimo possível. E, neste sentido, desenharam uma casa modular com poucos metros de altura e com vários espaços verdes. Ou seja, em vez de subir verticalmente o imóvel para ter vista para o mar -  que se situa a pouco mais de 100 metros -, a casa tem vista para os jardins e para o pátio central.

Adotando esta estratégia, esta casa modular pode ser facilmente recriada em vários ambientes. Na verdade, o facto de ser facilmente replicada é um dos pontos fortes desta casa modular. Para tornar isso possível, a Tribe Studio Architects desenhou esta casa de forma a que seja modular e pré-fabricada, facilitando assim a sua instalação em qualquer lugar. 

Outros elementos que distinguem esta casa modular é o rigor matemático com que foi concebida, bem como a sua organização. Foi construída com laje de betão e uma moldura modular de madeira que se estende por quase 5,5 metros sem a utilização de aços estruturais. Depois, o seu design em forma de U permite que a casa respire em várias direções. 

Casa modular sustentável
Sala Katherine Lu|Tribe Studio Architects

Os quartos e a sala de estar estão em redor do pátio e abrem na direção oposta ao jardim das traseiras. Os acabamentos dos interiores têm um estilo descontraído e a madeira exposta contrasta com o rigor matemático subjacente. Outro detallhe: os elementos são deixados de forma crua: não ha placas de gesso, mas só e apenas paredes de madeira pintadas. 

A sustentabilidade integrada na filosofia do Tribe Studio Architects está presente em vários elementos, como é o caso da eliminação do aço estrutural.

Além disso, o aquecimento e o arrefecimento passivos desta casa modular são obtidos por meio da massa térmica da laje de concreto. Todas as janelas têm vidros duplos e as paredes claras estão bem isoladas. As cortinas ajustáveis ​​nas janelas leste e oeste, bem como toldos nas janelas voltadas para o norte reduzem a exposição ao sol. Desta forma, reduz-se também a necessidade de ligar o ar condicionado. Nos dias mais quentes, há também a opção de ligar os ventiladores de teto que existem nos vários quartos.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade