Relatório de Felicidade Mundial 2022 (World Hapiness Report) da ONU revela os países mais felizes do mundo.
Comentários: 0
países mais felizes do mundo
unsplash

A Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo quinto ano consecutivo, segundo o Relatório de Felicidade Mundial 2022 (World Hapiness Report 2022), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar de ser uma edição marcada pela pandemia – com base nos anos de 2019-2021 –, Portugal voltou a subir no ranking e aparece agora na 56ª posição, entre os 146 países que fazem parte da lista. 

O ranking é elaborado com base em seis critérios: PIB per capita, a expectativa de uma vida saudável, apoios sociais, a liberdade individual, a generosidade e a perceção de corrupção. Segundo o World Happiness Report 2022, “os níveis gerais de avaliaçõe permaneceram bastante estáveis ​​durante os dois anos de Covid-19, acompanhados por mudanças modestas nos rankings globais”.

A Finlândia permanece na primeira posição pelo quinto ano consecutivo, seguida pela Dinamarca em 2º lugar. No total, há cinco países nórdicos nas oito primeiras posições, acompanhados pela Suíça, Holanda e Luxemburgo. Israel e a Nova Zelândia também fazem parte do Top 10.

Relatório de Felicidade 2022
unsplash

A França alcançou a sua classificação mais alta até o momento, em 20º lugar, enquanto o Canadá caiu para a sua classificação mais baixa de todos os tempos (15º), logo atrás da Alemanha em 14º, seguida de perto pelos EUA e Reino Unido na 16ª e 17ª posição, respetivamente. Já Portugal é o 56º país feliz do mundo, subindo três posições face ao ano passado.

“Consistente com a tendência de convergência de felicidade entre a Europa Oriental e Ocidental, os três países com maior crescimento nas avaliações médias de vida nos últimos 10 anos foram a Sérvia, Bulgária e a Roménia, com ganhos médios de 1,4 pontos na escala de 0 a 10”, lê-se no documento.

Além disso, e no geral, “as emoções positivas têm sido duas vezes mais prevalentes do que as negativas”. Mas essa diferença diminuiu nos últimos dez anos, com a alegria e risos numa tendência negativa na maioria das regiões e a preocupação, stress e tristeza em tendência crescente (com exceção geral da Europa Central e Oriental). Na última década, a tendência de crescimento de preocupação e tristeza foi maior no sul da Ásia, América Latina e África Subsaariana.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta