
Henrique Sá Pessoa prepara-se para abrir um novo restaurante em Londres até ao final do ano. O JOIA – assim se chama – resulta de uma parceria do chef português com o grupo hoteleiro Art’otel e vai fazer parte do projeto ‘Battersea Power Station’, uma antiga fábrica que está a ser transformada num complexo imobiliário de luxo residencial, comercial e de lazer.
O JOIA será composto por três espaços distintos: um restaurante no 15º piso; um bar no 14º andar; e um bar no rooftop com piscina infinita, todos com vista para a icónica ‘Battersea Power Station’. Segundo o comunicado, a carta do restaurante vai destacar a herança gastronómica de Sá Pessoa e percorrer toda a Península Ibérica, utilizando o melhor dos produtos britânicos e ibéricos.
A ementa do JOIA será “particularmente influenciada pelos sabores e técnicas robustas da Catalunha e de Portugal, com destaque para o marisco, carne de porco e arroz”, lê-se ainda. Os pratos incluirão carabineiro grelhado, bisque cremoso de orzo, tomate, coentro e bacalhau salgado, cebola em conserva, tomate, caviar de azeite, com muitos pratos finalizados à mesa para uma experiência gastronómica envolvente num cenário impressionante do horizonte de Londres.
Situado no 14º andar, o bar JOIA pretende ser “um dos melhores cocktail lounges da capital, oferecendo bebidas criativas que celebram as especiarias ibéricas para complementar o impressionante cenário do chão ao teto”. Os cocktails vão estar ao lado de uma vasta lista de vinhos portugueses e espanhóis escolhidos a dedo, com foco particular em produtores menos conhecidos. O vermute também terá um papel significativo na oferta de bebidas.

O regresso a Londres, 25 anos depois
“É uma alegria voltar a Londres, depois de por lá ter começado a carreira, nos anos 90. Adoro esta cidade e mal posso esperar para cozinhar e partilhar com os clientes a minha opinião sobre a autêntica cozinha portuguesa”, disse Henrique Sá Pessoa, dono do Alma, com duas estrelas Michelin, e do restaurante de tapas Tapisco, em Lisboa, citado no comunicado.
“Sempre foi nosso objetivo trazer uma mistura vibrante e diversificada de cafés, bares e restaurantes para este excitante novo bairro ribeirinho (...) Contar um chef como o Henrique para um novo conceito de restaurante é fantástico e certamente fortalecerá a nossa posição no mapa culinário dos pontos turísticos imperdíveis de Londres”, acrescenta Sam Cotton, Chefe de Leasing da Battersea Power Station Development Company.
Um projeto imobiliário de luxo
O ‘Art'otel London Battersea Power Station’ está localizado dentro do ‘Battersea Roof Gardens’, um novo edifício projetado pelo atelier Foster + Partners, dando forma a uma parte fundamental do ‘Electric Boulevard’, um complexo de edifícios que inclui habitação, escritórios, comércio, entre outros.
Inaugurado a partir deste outono, vai albergar mais de 100 lojas, bares e restaurantes, um cinema boutique de luxo, bem como espaços únicos para eventos e lazer, incluindo uma experiência de elevador que transportará os visitantes 109 metros até ao topo da zona norte do edifício, oferecendo vistas deslumbrantes de 360° do horizonte de Londres.
Para poder comentar deves entrar na tua conta