A edição de 2022 decorreu de 12 a 15 de agosto e celebrou os 50 anos da primeira edição em 1971. Eis as fotos do evento.
Comentários: 0
Tapis de Fleurs Bruxelas
© Mastershoot

O Tapis de Fleurs é uma instalação artística montada a cada dois anos na Grand Place de Bruxelas, composta por um tapete de flores de 77 metros de comprimento e 24 metros de largura. A edição de 2022 decorreu de 12 a 15 de agosto e celebrou - com um ano de atraso devido à pandemia - os 50 anos da primeira edição em 1971.

Cada edição é caracterizada por um tema específico. Por ocasião do 50º aniversário da primeira edição, decidiu-se propor uma reinterpretação do tapete feito em 1971 por Étienne Stautemas. O tema daquele ano foram os arabescos, caracterizados por motivos geométricos inspirados no estilo ornamental típico das mesquitas: todos os elementos presentes no desenho original também aparecem no desenho de 2022, incluindo São Miguel Arcanjo e o Leão Belga. Os arabescos foram a marca registada de Étienne Stautemas, que os utilizou até ao seu último tapete, feito em 1998.

Bruxelas em flor
Mastershoot

São necessários dois anos de preparação para os quatro dias do Tapis de Fleurs: durante vários meses, os produtores cuidam das begónias e dálias para usar na tapeçaria. Quando chega o momento, transportam as flores para a orla da Grand Place o mais rápido possível.

Para montar o Tapis de Fleurs, o desenho "tamanho natural" é transferido para uma tela de algodão. Centenas de voluntários preenchem o padrão gigante, atentos aos diferentes tons das flores: a preparação demora vários dias.

Tapis de Fleurs 2022
Gaston Batistini

A begónia era a flor preferida de Étienne Stautemas. Garante um longo período de floração, ampla gama de cores e tonalidades. Cerca de 464 m2 de begónias foram usadas ​​para o tapete de 2022, o equivalente a 140 mil flores.

Além das begónias, o Tapis de Fleurs é formado por aproximadamente 225.000 dálias, equivalentes a nada menos que 563 m2. Há também alores pretas, azuis e verdes brilhantes, tingidas com corantes naturais, ecológicos e vegetais. Foram usados 88 m2 de rolos de relva para criar a borda do tapete.

O Tapis de Fleurs sempre foi uma atração para todos os fãs da floricultura, mas também é muito popular entre os turistas que se aglomeram na Grand Place para tirar fotos e assistir aos ao espetáculo .

tapete de flores
Mastershoot
Grand Place
Gaston Batistini
Tapis de Fleurs
Gaston Batistini
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta